Histórias em quadrinhos: formando leitores

Autores/as

  • Mariana Oliveira dos SANTOS
  • Maria Emilia GANZAROLLI

Palabras clave:

Formação do usuário, Gibitecas, Histórias em quadrinhos, Incentivo à leitura

Resumen

O foco do presente estudo são as histórias em quadrinhos e as possibilidades de incentivo de sua leitura na escola e na biblioteca.
A pesquisa tem caráter bibliográfico, qualitativo e exploratório, resultante de um levantamento de projetos e trabalhos que utilizaram os quadrinhos na formação de leitores. Além da trajetória histórica dos quadrinhos no Brasil e de suas características
de linguagem, buscou-se identificar, nos projetos e trabalhos selecionados, a participação do bibliotecário e do professor como mediadores entre os quadrinhos e as crianças. A pesquisa confirma a hipótese de que a história em quadrinho o é um recurso muito eficiente como incentivo à leitura, além de um importante auxiliar no ensino, contribuindo para a formação de leitores mais competentes

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Publicado

2011-03-25

Cómo citar

Oliveira dos SANTOS, M. ., & GANZAROLLI, M. E. . (2011). Histórias em quadrinhos: formando leitores. Transinformação, 23(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6177

Número

Sección

Artigos