Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação

Autores/as

  • Alex de Araujo LOPES
  • Isa Maria FREIRE

Palabras clave:

Ciência da Informação, Inclusão social, Orçamento participativo, Políticas públicas

Resumen

Este trabalho objetiva destacar a importância do orçamento participativo como fonte de inclusão social na sociedade intensiva de informação, em conjunto com os postulados da Ciência da Informação. O modelo participativo de gestão do
orçamento participativo apresenta sinais de possibilidades de construção de um método provedor de democracia, e, nesse processo, a informação torna-se insumo inestimável. Nesse contexto, a Ciência da Informação surge como uma teia
de formulações com laços concomitantes para que o acesso, a disseminação, o registro e a organização das informações produzidas sejam transformadas em realidades, sugerindo, ademais, proposições de ordem educativa para a cidadania.
No atual momento de transição histórica e cultural da sociedade brasileira, comunidades e pessoas excluídas econômica e socialmente têm a possibilidade de participar do processo de gestão democrática mediante o orçamento participativo.
Esses núcleos de compartilhamento de informações, conhecimentos e saberes tendem a contribuir para criar alternativas de transformação do espaço social, de modo a promover a inclusão dos grupos sociais menos favorecidos no acesso à
informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAUJO, V.M.R.H. Sistemas de recuperação da informação: nova abordagem teórico-conceitual. 1994. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994.

ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, v.29, n.2, p.7-15, 2000.

BALABAN, D.S. A importância de conselhos de alimentação escolar: o controle de políticas públicas sob a ótica da cidadania. In: SOUZA, D.B. (Org.). Acompanhamento e controle social da educação: fundos e programas federais e seus conselhos locais. São Paulo: Xamã, 2006.

FEDOZZI, L. Práticas inovadoras de gestão urbana: o paradigma participativo. Revista Paranaense de Desenvolvimento, n.100, p.93-107, 2001.

FELIX. R.S. Orçamento participativo: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, G.H.A. Construindo um hipertexto com o usuário. Ciência da Informação, v.29, n.3, p.101-110, 2000.

FREIRE, G.H.A. Comunicação da informação em redes virtuais de aprendizagem. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

FREIRE, G.H.A. Redes virtuais de aprendizagem na sociedade e na pesquisa. Encontros Bibli, v.13, n.25, p.55-67, 2008.

FREIRE, I.M. A responsabilidade social da ciência da informação e/ou a consciência possível no campo científico. 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

GONZÁLEZ DE GOMÉZ, M.N. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos, v.1, n.1, p.57-93, 1999.

GONZÁLEZ DE GOMÉZ, M.N. Escopo e abrangência da ciência da informação e a pós-graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, v.15, n.1, p.31-43, 2003.

LE COADIC, Y.F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

LÉVY, P. A Emergência do ciberspace e as mutações culturais. Palestra realizada no Festival Usina de Arte e Cultura, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, outubro, 1994. Disponível em: <http://www.caosmose.net/pierrelevy/aemergen.html>. Acesso em: 3 ago. 2010.

LÉVY, P. Em defesa da inteligência coletiva. Entrevista de Fábio Fernandes. Jornal Nova-e, 2001. Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/biblioteca/Artigos/Pierre_Levy>. Acesso em: 10 set. 2010.

MARQUETTI, A.; CAMPOS, G.A.; PIRES, R. Democracia participativa e redistribuição: análise de experiências de orçamento participativo. São Paulo: Xamã, 2008.

WERSIG, G.; NEVELING, U. The phenomena of interest to Information Science. The Information Scientist, v.9, n.4, p.127-140, 1975.

Publicado

2012-03-25

Cómo citar

de Araujo LOPES, A. ., & FREIRE, I. M. (2012). Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação. Transinformação, 24(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6151

Número

Sección

Originales