A apropriação social da Internet pelo bibliotecário catarinense: o retrato de uma década
Palabras clave:
Bibliotecário, Internet, Profissional da informação, Unidades de informaçãoResumen
Este trabalho analisa páginas web de Unidades de Informação catarinenses a fim de conhecer a interação do bibliotecário com a Internet, por meio de sua participação na criação e na manutenção das páginas web de diferentes instituições em Santa Catarina. Pretende reavaliar o cenário catarinense uma década após pesquisa semelhante realizada pela autora em 1999. Foram elencadas dezesseis instituições, distribuídas nas seguintes categorias: industrial, empresarial, agropecuária, ciência e tecnologia, meio ambiente e universidades. Através da descrição do conteúdo da página, buscou-se identificar a menção do bibliotecário como responsável pela criação e/ou manutenção da página (de forma direta na própria página web ou indireta através da análise dos produtos e serviços oferecidos). Constatou-se que apenas duas instituições mencionam participação direta do bibliotecário na
equipe responsável pelas páginas. Esses resultados reforçam os obtidos há dez anos: outros profissionais tem-se ocupado em criar as páginas web das Unidades de Informação na Internet, sendo ainda muito tímidos os sinais de apropriação social da rede como campo de trabalho A participação do bibliotecário, quando existente, não representa um avanço na apropriação da Internet nem como ferramenta nem como campo de trabalho em Santa Catarina, o que não contribui para uma maior visibilidade de sua atuação no ciberespaço.
Descargas
Citas
ANDRADE, M.E.A. et al. Biblioteca universitária em meio digital: análise das bibliotecas dos cursos de direito em Minas Gerais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2002, Natal. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/95.a.pdf>. Acesso em: abr. 2010.
AQUINO, M.A. Metamorfoses da cultura: do impresso ao digital, criando novos formatos e papéis em ambientes de informações. Ciência da Informação, v.33, n.2, p.7-14, 2004. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/504/458>. Acesso em: 10 mar. 2009.
BENAKOUCHE, T. Novas tecnologias de comunicação: realidades e mitos. Universidade e Sociedade, v.5, n.9, p.55-59, 1995.
BERTHOLINO, M.L.F. A web como canal de divulgação de serviços e produtos de bibliotecas universitárias: análise do conteúdo de home pages. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., 2000, Florianópolis. Anais
eletrônicos... Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2009.
BLATTMANN, U.; RADOS, G.J.V. Bibliotecas públicas na internet: serviços e possibilidades. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.5, n.5, 2000. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/345/410>. Acesso em: abr. 2010.
CORRÊA, E.C.D. O uso da Internet pelo bibliotecário em Santa Catarina: apropriação social ou desintermediação? 1999. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.
GIANNASI, M.J. et.al. O uso de novas tecnologias de informação nos cursos de Biblioteconomia da região Sul do Brasil. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v.19, n.2, p.167-190, 1995.
GUEDES, J.B. Catálogos online: disponibilização das bibliotecas universitárias brasileiras. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2002. Anais eletrônicos...Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2010.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Edições 34, 1993.
PAZ, C.M.M. Caracterização das informações de bibliotecas universitárias brasileiras na internet. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
RODRIGUES, E. Bibliotecas virtuais e cibertecários: o futuro já chegou. Portugal: Universidade do Minho, 1996. (mimeo).
TARAPANOFF, K. O profissional da informação em áreas de ciência e tecnologia no Brasil: características e tendências. Ciência da Informação, v.12, n.2, p.103-119, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.