Fontes de informação na Web: apropriação, uso e disseminação da informação étnico-racial no movimento negro da Paraíba

Autores/as

  • Leyde Klebia Rodrigues da SILVA
  • Mirian de Albuquerque AQUINO

Palabras clave:

Disseminação da informação, Fontes de informação na Web, Informação étnico-racial, Movimento Negro da Paraíba, Uso da informação

Resumen

O artigo analisa como o Movimento Negro do Estado da Paraíba faz a apropriação das fontes de informação na Web e usa-as na perspectiva de disseminação da informação étnico-racial. As fontes de informação podem ser utilizadas como um canal de disseminação da informação étnico-racial para auxiliar os grupos sociais e etnicamente invisibilizados na atual sociedade da informação-conhecimento-aprendizagem-comunicação, em cujo local o preconceito, a discriminação e o racismo fazem parte do cotidiano dos sujeitos. O universo da pesquisa foi o Movimento Negro Organizado da Paraíba, e os participantes foram quatro ativistas desse movimento: o Núcleo de Estudantes Negras e Negros da Universidade Federal da Paraíba e a Organização de Mulheres Negras na Paraíba. Os resultados mostraram que a ferramenta mais utilizada para veicular a informação é o e-mail. Conclui-se que a apropriação das fontes de informação já utilizadas deve servir como um espaço virtual de armazenamento da informação produzida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Almeida, C.C. Discurso do sujeito coletivo: reconstruindo a fala do social. In: Valentim, M.L.P. (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em ciência da informação. São Paulo: Polis, 2005. Cap.3, p.59-79.

Aquino, M.A. Informação para educação: construindo dispositivos de inclusão a partir do uso de objetos multimídia na sociedade da aprendizagem. João Pessoa: UFPB, 2005. (Projeto Técnico-Científico).

Assmann, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.

Barreto, A.A. Transferência da informação para o conhecimento. In: Aquino, M.A. (Org.). O campo da ciência da informação: gênese, conexões e especificidade. João Pessoa: UFPB, 2002. Cap.3, p.49-59.

Bastos, F.M. Organização do conhecimento em bibliotecas digitais de teses e dissertações: análise da aplicabilidade das teorias macroestruturais para categorização de áreas de assunto. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2005.

Burke, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

Campello, B.S.; Cendón, B.V.; Kremer, J.M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

Chartier, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador, conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1999.

Correia, T.M.S. Lemba odu: práticas informacionais no contexto do Movimento Negro de João Pessoa-PB. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1999.

Delors, J. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a Unesco da comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1999.

Denzin, N.K.; Lincoln, Y.S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: Denzin, N.K.; Lincoln, Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. Cap.1, p.15-47.

Fernández, A. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Gomes, P.T. A sociedade da comunicação e seus processos constituintes: ciberespaço, comunidades e ontologias. In: Reunião Anual da Anped, 30., 2007, Caxambu. Anais eletrônicos...

Caxambu: ANPEd, 2007. p.1-18. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/gt16-3323--int.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2012.

Groulx, L.H. Contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social. In: Poupart, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p.95-124.

Jodelet, D. Representações sociais: um domínio de expansão. In: Jodelet, D. As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. p.17-44.

Lefèvre, F.; Lefèvre, A.M.C. O sujeito coletivo que fala. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v.10, n.20, p.517-24, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 20 nov. 2010.

Marcuschi, L.A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.

McGarry, K. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

Movimento Negro da Paraíba. Nossa história. 2007. Disponível em: <http://valeuzumbivaleu.blogspot.com.br/2007_11_01_archive.html>. Acesso em: 10 ago. 2010.

Morin, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2004.

Moscovici, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.

Perrotti, E.; Pierruccini, I. Saberes e fazer na contemporaneidade. In: Lara, M.; Fujino, A.; Noronha, D.P. (Org.). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p.47-96.

Sales, R.; Almeida, P.P. Avaliação de fontes de informação na internet: avaliando o site do NUPILL/UFSC. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.4, n.2, p.67-87, 2007.

Smit, J.W.; Barreto, A.A. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: Valentim, M.L.P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. Cap.1, p.9-23.

Sodré, M. Educação para o diverso. In: A Cor da cultura, Rio de Janeiro, 2013 (22 ago) . Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/artigos/22082013/educacao-para-o-diversopor-muniz-sodre>. Acesso em: 10 out. 2013.

Tomaél, M.I. et al. Fontes de informação na internet: acesso e avaliação das disponíveis nos sites de universidades. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 11., 2000, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2000. Disponível

em: . Acesso em: 13 set. 2010.

Takahashi, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

Publicado

2014-05-25

Cómo citar

Klebia Rodrigues da SILVA, L. ., & de Albuquerque AQUINO, M. . (2014). Fontes de informação na Web: apropriação, uso e disseminação da informação étnico-racial no movimento negro da Paraíba. Transinformação, 26(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6099

Número

Sección

Comunicación