Monitoramento de informação em mídias sociais: o e-Monitor Dengue
Palabras clave:
Dengue, Mídias sociais, Monitoramento de informação, Redes sociais, Vigilância em saúdeResumen
Este artigo apresenta os resultados preliminares da pesquisa “Monitoramento de informação sobre doenças negligenciadas: o e-Monitor Dengue”. O e-Monitor Dengue é um sistema de monitoramento de informação na Internet feito por meio de um mecanismo robô, software ou agente inteligente que vasculha os sites sobre dengue disponíveis na Internet. Resultados de pesquisas anteriores indicaram novas perspectivas para o monitoramento, principalmente, por meio das mídias sociais. Dentre as mídias sociais, considera-se que o Twitter pode desempenhar um papel na gestão da informação ao permitir identificar usuários que podem atuar como filtro de informação, sendo possível acessar diretamente a informação mais relevante para uma determinada área de interesse. Assim, a partir do monitoramento do Twitter, a primeira pergunta a ser respondida no âmbito da pesquisa em andamento foi “Quem fala sobre dengue?”. Inicialmente, foi possível identificar a relação dos atores/perfis localizados na cidade do Rio de Janeiro e Niterói com maior ocorrência do termo “dengue” em suas mensagens. Os perfis foram cadastrados no sistema de monitoramento e são monitorados constantemente. Outra pergunta a ser respondida foi “Quando se fala de dengue?”. Observa-se que o número de twetts acompanha o crescimento do número de casos de dengue. São indícios de que há uma relação entre os rumores sobre dengue e o aumento de número de casos notificados. Evidencia-se, desta forma, que realizar o monitoramento nas mídias sociais durante o período de epidemia e fazer sua relação com a situação epidemiológica da dengue pode ser uma estratégia importante para as autoridades em vigilância epidemiológica.
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