A mídia na Ciência da Informação
Resumen
As transformações no campo midiático, impulsionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, advindas de procedimentos técnicos e de linguagem, possibilitaram o aumento do fluxo de informação bem como sua visibilidade e circulação
na sociedade. Fundamentalmente, a ocupação do campo midiático nas sociedades contemporâneas tornou-se estratégica.
Apesar disso, permanece pouco conhecida a relação do campo da Ciência da Informação com a temática. Assim, este artigo
busca compreender as bases teóricas e empíricas dos estudos sobre mídia na Ciência da Informação. De maneira específica,
procurou-se identificar os comportamentos temporal e temático dos estudos sobre mídia na Ciência da Informação. Constitui-se em estudo bibliométrico e cientométrico de caráter exploratório com abordagem quali-quantitativa. O universo da
pesquisa é composto pela produção científica sobre mídia, presente nos artigos da área indexados na Web of Science. Para a
compreensão dos objetos dos estudos identificados, utilizou-se análise de conteúdo. Os resultados permitem traçar o perfil
do comportamento temporal e temático dos estudos desenvolvidos, situando o período de publicação, as respectivas áreas
de conhecimento correlacionadas à Ciência da Informação e os assuntos de maior ocorrência. Dada a complexidade que a
temática requer, vislumbra-se maior aprofundamento epistemológico e pragmático para futuras produções.
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