A mídia na Ciência da Informação

Autores/as

  • César Antonio Pereira

Resumen

As transformações no campo midiático, impulsionadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, advindas de procedimentos técnicos e de linguagem, possibilitaram o aumento do fluxo de informação bem como sua visibilidade e circulação
na sociedade. Fundamentalmente, a ocupação do campo midiático nas sociedades contemporâneas tornou-se estratégica.
Apesar disso, permanece pouco conhecida a relação do campo da Ciência da Informação com a temática. Assim, este artigo
busca compreender as bases teóricas e empíricas dos estudos sobre mídia na Ciência da Informação. De maneira específica,
procurou-se identificar os comportamentos temporal e temático dos estudos sobre mídia na Ciência da Informação. Constitui-se em estudo bibliométrico e cientométrico de caráter exploratório com abordagem quali-quantitativa. O universo da
pesquisa é composto pela produção científica sobre mídia, presente nos artigos da área indexados na Web of Science. Para a
compreensão dos objetos dos estudos identificados, utilizou-se análise de conteúdo. Os resultados permitem traçar o perfil
do comportamento temporal e temático dos estudos desenvolvidos, situando o período de publicação, as respectivas áreas
de conhecimento correlacionadas à Ciência da Informação e os assuntos de maior ocorrência. Dada a complexidade que a
temática requer, vislumbra-se maior aprofundamento epistemológico e pragmático para futuras produções.

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Publicado

2018-05-25

Cómo citar

Pereira, C. A. . (2018). A mídia na Ciência da Informação. Transinformação, 30(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5950

Número

Sección

Originales