Karl Marx e Max Heardroom: algumas questões sobre cultura, capitalismo e modernidade

Autores

  • César Bolaño

Palavras-chave:

Indústria cultural, Economia política da comunicação, Esfera pública

Resumo

A indústria cultural é analisada do ponto de vista da economia política das comunicações. Max Headroom é um repórter virtual cuja história evidencia a história do capitalismo contemporâneo radicalizada na perspectiva futura da ficção cientifica. Vários exemplos ilustram a subsunção do trabalho cultural ao capital; como essa subsunção é sempre limitada, a serialização da produção cultural se põe nos relançamentos das edições culturais. Discute, através do método marxista, a nova mudança estrutural da esfera pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAUD, P., FLlCHY P. e SAUVAGE M. Geométre contre saltimbanque: Ia prédominance de Ia programmation dans Ia télévision française. In: Réseaux Hors Série: Sociologie de Ia Télévision. Paris: CNET, 1991.

BOLANO, C. R. S. O público brasileiro de televisão. Revista Brasileira de Comunicação, n. 56, Intercom, São Paulo, 1987.

.Mercado brasileiro de televisão. Aracaju: PEUFS, 1988.

.Capital, Estado, Indústria Cultural. I.E.lUNICAMP, Campinas, mimeo. 1993

.Economie et télévision: une théorie necessaire. Paris:Greidt, mimeo. 1991 c.

. Televisão, mercado e tecnologia. Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social da Região Centro-Oeste, 1. Depto. de Comunicação Social da UnB, Brasília, mimeo. 1992.

.From production to competition: a contribuition to the economies of communication and culture. In: Meio, J. M. Comunication for a NewWorld: brazilian perspectives, São Paulo: ECAlUSP, 1993b.

.O debate atual sobre o critério de classificação sócioeconômica da população brasileira e o mercado brasileiro de televisão. In: Maicas. N. P. (Ed.) Cultura y comunicación social: América Latina y Europa Ibérica, Barcelona: Generalitat de Catalunya. 1994.

BRECHT,B.Terias de Ia rádio. In:EI compromiso en literatura y arte. Barcelona: Península, 1973.

ENZENSBERGER,H.M.Elementos para una teoria de los medios de comunicación. Barcelona:Anagrama, 1974.

FLlCHY,P. Les industries de I' imaginaire. Grenoble: P. U. G., 1980.

GARNHAM,N. La cultura como mercancia. In: Richeri.La Televisión: entre servicio públicoy negocio; Barcelona: Gustavo GiIi,1983.

HABERMAS,J. Mudança estrutural da esfera pública. Riode Janeiro: Tempo Brasileiro,1984.

MARX,K.O Capital: críticada economia política.LivroI. Riode Janeiro: CivilizaçãoBrasileira, 1980.

ZALLO,R. Economia de Ia comunicación y Ia cultura. Madrid:Akal, 1988.

Downloads

Publicado

25-06-1996

Como Citar

Bolaño, C. (1996). Karl Marx e Max Heardroom: algumas questões sobre cultura, capitalismo e modernidade. Transinformação, 8(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1617

Edição

Seção

Originais