An intelligent quasi-thesaurus for accessing information systems

Autores/as

  • Wieslaw Glinski

Palabras clave:

Quasi-Tesauro inteligente, Acesso a Sistemas de Informação, Recuperação da Informação

Resumen

As fontes de informação disponíveis através da Internet são imensas. O volume total de arquivos acessiveis, via Internet, é contado em milhões de gigabytes. O principal problema, no entanto, na Internet é a enxurrada de informação e a dificuldade de encontrar itens adequados. Entretanto, a questão em
identificar as fontes relevantes e acessá-Ias é de importância crucial em particular da perspectiva dos usuários casuais. Como norma, o conhecimento específico dos usuários acerca da própria rede, e a distribuição e o conteúdo das fontes de informação, é limitado. Este artigo endereça essa questão à proposta de um método que auxilie os usuários a estabelecer "bons" questionamentos e a submetê-Ios às fontes de informação (residentes na rede), as quais devem provavelmente conter os documentos relevantes. A idéia central da abordagem proposta é a de criar um mecanismo de auto-aprendizagem, que subsidie o estabelecimento das perguntas e que as encaminhe para o lugar
certo dentro da rede. O mecanismo denominado ADRESSER tem sido concebido
como um simples quasi-tesauro, o qual é composto por termos, endereços URL relacionados com os termos e as relações ligando os termos. Um protótipo para testar e avaliar a idéia foi implementado. Os experimentos têm provado que a idéia é viável, válida e possível de ser trabalhada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ENGST A. c, LOW, C. S., SIMON M. A. Internet Starter Kit. Hayden Books, 1995.

LlU C., PEEKJ., JONES R., BUUS B., NYEA. Managing INTERNET Information Services. O'Reilly & Associates, Inc., 1994.

MATHIESEN M. Marketing on the Internet. Maximum Press, 1995.

Publicado

1997-06-25

Cómo citar

Glinski, W. (1997). An intelligent quasi-thesaurus for accessing information systems. Transinformação, 9(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1587

Número

Sección

Originales