A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO, OS ESTUDOS DE CARREIRA E A METODOLOGIA (AUTO) BIOGRÁFICA

CAMPOS EMERGENTES DE PESQUISA

Autores/as

  • Elisabeth Márcia MARTUCCI Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palabras clave:

Formação do Bibliotecário, Estudos de Carreira, Metodologia (Auto) Biográfica

Resumen

A vida é espaço de educação e cada história de vida é um processo único deformação, resultante de relações complexas entre o pessoal e o social, Os estudos de carreira ou de trajetórias profissionais, enquadrados como estudos de formação de adultos, podem contribuir para a construção de uma teoria sobre aformaçâo do bibliotecário e desvelar a identidade profissional ou o "saber bibliotecário ". O método (auto) biográfico é o caminho metodológicopara a realização dos estudosdeformação e alcançar o conhecimento científico e a história social a partir do individual, do subjetivo e do particular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CHENE, Adêle. A narrativa de formação e a formação de fomadores. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Mathias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p.87-97.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa : Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p, (Cadernos dr Formação, l). p.51-6L

A biografia educativa: instmmento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e aformação. Lisboa : Ministério da Saúde/ Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p, (Cadernos de Formação, l). p.99-106.

O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e aformação. Lisboa : Ministério da Saúde/ Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p.131-153.

ENGUITA, Mariano F. A ambigüidade da docência : entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação, v.4, p.41-61, 1991.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa : Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p. 17-34.

FINGER,Matthias. As implicações sócio-epistemológicas do método biográfico. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e aformação. Lisboa : Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p. 79-86.

GONÇALVES, José AlbertoM. Acarreiradas professoras do ensino primário. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. 214p. p.141-169.

HUBERMAN, Michaêl. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. 214p. p.31-61.

JOSSO, Christine. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l), p.35-50.

MOITA, Maria da Conceição, Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. 214p. p. I I l140.

NÓVOA, António. A formação tem de passar por aqui: histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NOVOA, Antonio, FINGER, Matthias. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa : Ministério da Saúde/Departamento de Recursos Humanos da Saúde/ Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. 157p. (Cadernos de Formação, l). p. 107-129.

Os professores e as histórias da sua vida. In: (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. 214p. p. 11-30.

TARDIF, Maurice, LESSARD, Claude, LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, v.4, p.215-233, 1991.

Publicado

1999-03-25

Cómo citar

MARTUCCI, E. M. (1999). A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO, OS ESTUDOS DE CARREIRA E A METODOLOGIA (AUTO) BIOGRÁFICA: CAMPOS EMERGENTES DE PESQUISA. Transinformação, 11(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10357

Número

Sección

Artigos