University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs

Authors

  • Isabel Cristina dos Santos Diniz
  • Ana Margarida Almeida
  • Cassia Cordeiro Furtado

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que procura diagnosticar práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. A pesquisa visa elucidar aspectos relativos ao papel de um campus acessível na inclusão de usuários com necessidades especiais. Os resultados foram coletados por meio de um questionário online aplicado a oitenta e sete diretores de bibliotecas (cinquenta e quatro brasileiros e trinta e três portugueses). Foram coletadas cinquenta respostas válidas (vinte e oito brasileiras e vinte e duas portuguesas). Os resultados permitiram identifi car problemas de acessibilidade, nomeadamente no que diz respeito ao acesso ao campus e à falta de equipes de bibliotecários com habilidades específi cas para auxiliar esses usuários. Concluímos que muitas dessas bibliotecas estão integradas em campi sem infra-estrutura acessível e, portanto, que não são capazes de promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Os respondentes afirmam que estão conscientes de suas limitações e fraquezas quando enfrentam esse desafio. Por isso, mostram abertura para mudar suas práticas e atitudes em relação a um novo cenário futuro no qual eles possam construir soluções para se melhorar a acessibilidade e a inclusão nessas bibliotecas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-06-25

How to Cite

dos Santos Diniz, I. C. ., Margarida Almeida, A. ., & Cordeiro Furtado, C. . (2019). University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs. Transinformação, 31. Retrieved from https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5936

Issue

Section

Original