LEITURA DO BILIOTECÁRIO ACADÊMICO: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO
Abstract
Ao se falar sobre a presença de comportamentos marginais espontâneos como meio de criar, gestar novos paradigmas, pensa-se na formação de profissionais não somente com competência para enfrentar as demandas tecnológicas, mas com formação humanística que os faça manter acesa a chama da curiosidade intelectual; que o trabalho executado, muitas vezes de forma mecânica, não os impeça de vislumbrar novos horizontes cristalizando suas ideias, suas concepções de vida, divorciando-os de tudo o mais na esfera do político e do cultural.
Downloads
References
ASHEIM, Lester. O estudo da Biblioteconomia comparada. Cad. Bibllotecon., Recife, v.12, p. 49-62, jun.1979
BARROS,Maria Helena T. C.Presença de elementos pedagógicos nos serviços Biblioteconômicos. Campinas: PUC-Campinas, 1987. 245p. Dissertação (Mestradoem Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia, PUC-Campinas, 1987.
BRUNETTI, Maria Isabel Santoro. Proposta de uma metodologia para integrar os programas de educação de usuários aos objetivos educacionais da Universidade. Campinas: PUC-Campinas, 1983. 143p.
Dissertação(Mestrado em Biblioteconomia)- Faculdade de Biblioteconomia, PUC-Campinas, 1983.
BU FFA, Ester et aI.Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez, 1987. 93p.
CANIVEZ,Patrice.Educarocidadão?Campinas:Papirus,1991.241p.
COVRE, Maria de Lourdes N.. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 1991. 78p.
DEMO, Pedro. Pesquisa; princípio educativo e cientffico. São Paulo: Cortez, 1990. 120p.
DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel.SãoPaulo:Ãtica,1993.157p.
FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania; uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. 246p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança; um reencontro com a pedagogia do oprimido. RiodeJaneiro: Paze Terra, 1992.245p.
FURTADO, Celso. Brasil; a construção interrompida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 87p.
GADOTTI, Moacir. Educação e Compromisso. 4.ed. Campinas: Papirus, 1992. 171p.
GERALDI, João Wanderley. Ainda e sempre leitura. ln: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL-COLE, 8., Campinas, 1991. Anais. Campinas, ALB/UNICAMP, 1991. 243p.
JOSÉ FILHO, Mário. Participaçãosocial na educação; desafios à cidadania.Campinas.PUC-Campinas,1992.82p. Dissertação (Mestrado em Filosofia da Educação) - Faculdade de Educação, 1992.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. 230p.
LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina. Leitura em crise na escola. PortoAlegre:MercadoAberto,1985.164p.
LEME, Paschoal. Memórias. In: GADOTTI, Moacir. História das ideais pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993. 319p.
MARTINS, Myriam Gusmão de. A biblioteca como instrumento de ação cultural, debate à comunicação de Victor Flusser. In: CONGRESSO BRASILEIROD E BIBLlOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, João Pessoa, 1982. "Anais". João Pessoa:APBPB, 1982, v.2.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: 4.ed. Papirus: 1993. 115p.
SMOLKA, Ana Luiz B. A. e1.aI. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. 69p.
SOUZA, Francisco das Chagas. A construção do bibliotecário brasileiro: ontem, hoje, amanhã.Ci.lnf., v.20,n.2,p.181-190,jul./dez.1991.
SPINK, Mary Jane,(coord.) O conhecimento no cotidiano; as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1993.311 p.
TARGINO, Maria das Graças. Acesso ao Texto - alternativas metodológicas; o caso da biblioteca. Leitura: Teoria e Prática, v.6, n.10, p.11-13, dez. 1987.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro S. Bibliotecário e mudança social: por um bibliotecário ao lado do povo. R. Bibliotecon. Brasília, v.16, n.2, p.207-215, jul./dez. 1988.
WITTER, Geraldina Porto. Aspectos psicológicos no relacionamento bibliotecário e usuário. Ci.lnf., Brasília,v. 15, n.1, p.33-7, jan./jun. 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Transinformação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.