A ressignificação e a invenção das palavras como forma de representação do conhecimento nas prisões

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Palavras-chave:

Linguagem na prisão, Representação do Conhecimento, Organização do conhecimento, Jogos de linguagem, População Carcerária

Resumo

A linguagem reflete perspectivas e vivências do contexto em que estamos inseridos e, com isso, permite a interação social entre as pessoas. A investigação da linguagem no escopo desta pesquisa está relacionada à utilização de palavras no contexto das prisões como uma forma específica de representação do conhecimento no referido contexto. Pode-se encontrar na linguagem aspectos relativos ao cotidiano das prisões, como procedimentos de segurança, disciplina, projetos em desenvolvimento, além das histórias de vida das pessoas ali inseridas. O universo do presente estudo é a Penitenciária Masculina de Florianópolis (Santa Catarina). Nesse sentido, os sujeitos desta pesquisa são as pessoas privadas de liberdade, e o objeto de estudo é a linguagem utilizada por elas. O objetivo principal é investigar as possíveis formas de representação do conhecimento, sob a perspectiva dos jogos de linguagem, da população carcerária. No que concerne aos procedimentos metodológicos, a pesquisa está caracterizada como descritiva, bibliográfica e qualitativa, que considera uma relação entre o mundo real e o sujeito. Em relação aos resultados, vinte e seis pessoas privadas de liberdade foram entrevistadas, e 460 termos utilizados na linguagem cotidiana da Penitenciária foram recuperados. A partir dos termos coletados, doze categorias foram elencadas para o agrupamento e acomodação conceitual de cada termo. Percebeu-se que a criação desta linguagem composta por termos inventados ou ressignificados vai além dos processos de socialização, pois se refere também a proteção, resistência e sobrevivência dentro dos ambientes prisionais. Com isso, os jogos de linguagem envolvidos nas comunicabilidades instituídas nas prisões são evidentes e as regras bem definidas.

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Biografia do Autor

Amabile Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Rodrigo de Sales, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

Costa, A., & Sales, R. de. (2023). A ressignificação e a invenção das palavras como forma de representação do conhecimento nas prisões. Transinformação, 35. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/7239

Edição

Seção

Originais