DUAS DÉCADAS DE CONJUNTURA ECONÔMICA, DE (DES)EMPREGO INDUSTRIAL E DE INSERÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
economia brasileira, indústria, mercado de trabalho, profissionais da informaçãoResumo
o objetivo do artigo é trazer elementos empíricos para uma reflexão sobre as perspectivas do mercado de trabalho dos Profissionais da Informação na Indústria e demais setores da economia brasileira. Para tanto, o texto está dividido em duas partes. Inicia-se com uma análise retrospectiva da conjuntura econômica ao longo das últimas décadas, destacando opapel das políticas governamentais napromoção do desenvolvimento econômico e industrial brasileiro, e depois, atendo-se às duas décadas mais recentes, ressalta-se o impacto das sucessivas conjunturas econômicas dos anos 80 e 90 sobre o comportamento do emprego e em especial do emprego industrial. Na segunda parte analisa-se o comportamento da demanda por Profissionais da Informação, o nível de rendimento e inserção setorial com base nos dados de pesquisas nacionais do IBGE. Procura-se mostrar que, dadas as baixas taxas de crescimento econômico e a elevada vulnerabilidade externa que tem caracterizado a economia brasileira, mesmo os Profissionais da Informação têm tido crescentes dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho brasileiro e nele construírem uma carreira estável e promissora.
Downloads
Referências
ABREU, M.P.(Org.). A Ordem do Progresso: cem anos de política econômica republicana-1889-1989. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1990.
BATISTA Jr., P. N. "O Plano Real à luz da experiência mexicana e argentina". Estudos Avançados (USP). Vol. 10 n. 28, p. 10-30, 1996.
BAUMANN, R.et aI. "As tarifas de importação do Plano Real". Texto para Discussão 14. Rio de Janeiro: Fund. Getúlio Vargas, Centro de Estudos de Reforma do Estado. 1998.
BRASIL. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGlA. Sociedade da Informação no Brasil. Brasília, 2000.
ESTADOS UNIDOS. BUREAU OF LABOR STATISTICS. Occupational projections and training data. Washington, 2000. 129
FILGUEIRAS, L. História do Plano Real. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.
GERMAN, C. O caminho do Brasil rumo à era da informação. São Paulo: Adenauer, 2000.
IANNI, O . Estado e Planejamento Econômico no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.(edição revista e atualizada) n. 2, fev. 2001, Ano 2
IPEA. Políticas Sociais: acompanhamento e análise. N. 2. Fev. de 2001. Ano 2.
JANNUZZI,P.M. Status socioeconômico das ocupações brasileiras: medidas aproximativas para 1980, 1991 e anos 90. Anais do 70 Encontro Nacional de Estudos do Trabalho (CD-ROM),outubrode2001,Salvador,2001.
JANNUZZI, P. de M. , MATTOS, F.A . M. e NAVEGANTES, L. "Dinâmica do mercado de trabalho nos anos 80:um texto sintético". Cadernos da FACECA (PUC-Campinas). Campinas,vol.4,n.2, 1995.pp.65-86.
LESBAUPIN,I. (Org.). O Desmonte da Nação: balanço do governo FHC. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999.
MATTOS,F. A .M. "Emprego e Distribuição de renda nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro: anos 80". Dissertação (Mestrado). Campinas, IE/UNICAMP, ago. 1994.
MATTOS, F. A. M. e CARDOSO Jr., J. C. "Novas evidências acerca da questão distributiva pós-Plano Real". Leituras de Economia Política (7). Campinas, jul./dez.1999. p.- 29-55.
MATTOSO,1. e BALTAR,P. "Transformações estruturais e emprego nos anos 90". Cadernos do CESIT (21). IE/UNICAMP.Outubro de 1996.
MERCADANTE,A. (Org.) (1997). O Brasil pós-Real: a política econômica em debate. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1997.
PONJUÁN DANTE, G. Perfil dei profesional dei nuevo milenio. In: VALENTIM, M.P. (Org) Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000, pp. 91-106.
VALENTIM,M.P. (Org) Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.