CONFORMAÇÃO DE PLANO DE SUPRIMENTO DOS SERViÇOS EM TELECOM INTEGRADO AO PLANO INFORMACIONAL

Autores

  • Fernando Luís de Castro MIQUELlNO Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
  • Raimundo Nonato Macedo dos SANTOS Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

telecomunicação, inovação, inteligência competitiva, inteligência de negócios, conhecimento, informação

Resumo

Na contemporaneidade, a vantagem competitiva das nações tem na geração endógena da inovação em telecomunicações um de seus pilares. A concorrência acirrada do setor requer arquiteturas de processos jlexíveis para fazer face a constantes reposicionamentos empresarias e de produtos. Requer ainda adequações rápidas de práticas gerenciais às mudanças impostas por crescentes rearranjos de atores e tendências que exercem injluência direta nos destinos das organizações. Alinhamento de planos operacionais e de inteligência competitiva apresenta-se como alternativa para assegurar o sucesso dos empreendimentos através de jluxos informacionais contínuos e uniformes em todas as fases do negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBIERI, José Carlos. "Produção e Transferência de Tecnologia". São Paulo, Editora Ática, 1990, "Conhecimento para o Desenvolvimento- 1998-1999", Revista de Inteligência Empresarial 1(1): 20, out. 1999.

BROWN, Rick. "Managing Technological Innovation", Technology Strategies, abr./1993. FLEURY, Afonso. "Capacitação Tecnológica e Processo de Trabalho". Revista de Administração de Empresas 30(4):23-30, out/dez 1990.

FREEMAN, Cristopher. La Teoria Económica de Ia Innovación Industrial. Madri: Alianza Universidad, 1975.

GESTÃO do conhecimento, um novo caminho. HSM Management, 22(4):51-64, set.!out. 2000.

GESTÃO Estratégica do conhecimento. Maria Tereza Leme Fleury e Moacir de Miranda Oliveira Jr. (Org.) São Paulo: Atlas, 2000.

KNOWLEDGE for Development 1998/1999. World Development Report. Oxford: University Press, set.!1998.

KOULOPOULOS, T. As peças do quebra-cabeças do gerenciamento do conhecimento. In: Seminário Internacional do Gerenciamento do Conhecimento. São Paulo: CENADEM, 1998.

LONGO, Waldimir Pirró e. "Tecnologia e Transferência de Tecnologia". São Paulo, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Curso Avançado de Aprimoramento Empresarial, USP/FDTE,1989.

NONAKA, I & TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 5. ed.Rio de Janeiro:Campus, 1997.

SÁBATO, Jorge A. "EI Comércio de Tecnologia". Washington: Secretaria Geral da OEA, março de 1972.

SOARES, Maria I. R. T. "Política Científica e Tecnológica no Contexto de uma Comunidade Econômica Européia". Revista da Administração, São Paulo 25(3):61-68,jul./set. 1990.

Downloads

Publicado

25-11-2001

Como Citar

de Castro MIQUELlNO, F. L. ., & Nonato Macedo dos SANTOS, R. . (2001). CONFORMAÇÃO DE PLANO DE SUPRIMENTO DOS SERViÇOS EM TELECOM INTEGRADO AO PLANO INFORMACIONAL. Transinformação, 13(2), 1–8. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6455

Edição

Seção

ARTIGOS