O ENSINO, A PESQUISA E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
Palavras-chave:
aprendizagem baseada em problemas ensino e pesquisa, metodologia de ensinoResumo
Discute e propõe a aplicação da metodologia conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas, com o intuito de aproximar o ensino e a pesquisa em informação. Utilizada com sucesso em outras áreas do conhecimento, a metodologia incentiva o uso de técnicas de pesquisa ainda no contexto acadêmico, estimulando o aluno a encontrar seu próprio ritmo de estudo e a construir o conhecimento de acordo com as suas reais necessidades. No caso de um profissional voltado para uma área tão diversificada como o caso da informação, a metodologia apresenta-se como uma proposta viável e útil, tendo em vista proporcionar um currículo mais dinâmico, fundamentado na pesquisa científica e na sólida construção de saberes, práticas e conhecimentos. Para favorecer a sua compreensão, traça historicamente a metodologia, apresenta passos para sua implantação e alerta para possíveis barreiras a serem enfrentadas. Destaca a importância de espaços e recursos de informação adequados, principalmente da biblioteca, local por excelência de leitura e pesquisa.
Downloads
Referências
CHALMERS, A. ¿Qué es esa cosa llamada ciencia?: una valorización de la naturaleza y el estatuto de la ciencia y sus métodos. 9.ed. Madrid: Siglo Veintiuno, 1991. 246p.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Nacional, 1976. 101p.
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. Aprendizagem baseada em problemas. Disponível em: <http://www.famema.br/pbl>. Acesso em: 20 mar. 2000.
GORDAN, P. Entrevista concedida a Chico Amaro. Med On Line, v.1, n.1, 1998. Disponível em: <http://www.medonline.com.br/edicao1/hp_2.htm>. Acesso em: 17 mar. 2000.
LUCAS, G.; HOFFMAN, B. Investigating Problem Based Leaming: a WebQuest. Disponível em: <http://edweb.sdsu.edu/clrit/PBL_WebQuest.html>. Acesso em: 25 fev. 2000.
MENITA, R.H.G.; LIMA, H. M. C.; FARIA, J.B. Relato de experiência da Biblioteca da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECONOMIA, 3., 1999, Marília. Anais... Marília: UNESP, 1999. p.67-74.
NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION. Classroom of the Future: exploring the environment. PBL model. Available from: <http://www.cotf.edu/ete/pbl.html>. Acess: 12 Mar. 2001.
NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION. Problem based learning. Available from: <http://www.cotf.edu/ete/teacher/teacherout.html> Acess: 12 mar. 2001.
NÉRICI, I.G. Metodologia do ensino: uma introdução. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1992. p.100-105.
RHEM, J. Problem-based learning: an introduction. The National Teaching & Learning Forum, v.8, n.1, p.2, 1998.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Escola Paulista de Medicina. PBL WEBSITE. Aprendizado Baseado em Problemas: o que é, como é? Disponível em: <http://www.virtual.epm.br/cursos/pbl/>. Acesso em: 10 jun. 2000.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Centro de Ciências da Saúde. Problem based learning. Londrina, 1997. Disponível em:<http://www.uel.br/ccs/pbl/INDICE.HTM>. Acesso em: 20 abri, 2001.
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. Currículo de Medicina da USF é premiado. Notícias da USF, 13 jan. 2000. Disponível em: <http://www.usf.com.br/universidade/noticia.asp?noticia=156>. Acesso em: 12 jun. 2000.
WHAT is Problem Based Learning? Available from: <http://www.biology.iupui.edu/Biology_HTML_Docs/biocourses/K345/PBL_Web_Pages/WhatisPBL.html> Acess: 15 fev. 2000.
WHITE, H. “Creating problems” for PBL. About Teaching, v. 47, Jan. 1995. Available from: <http://www.udel.edu/pbl/cte/jan95-chem.html>. Acess: 23 fev. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.