AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS NAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Raimundo Benedito do NASCIMENTO Universidade Federal do Ceará
  • Nicolino Trompieri FILHO Universidade Federal do Ceará
  • Francisca Giovania Freire BARROS Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

avaliação, qualidade em serviços, unidades de informação

Resumo

A avaliação de uma unidade de informação é um instrumento de vital importância para a gestão da qualidade dos serviços oferecidos. Este instrumento pode ser desenvolvido através do estabelecimento de padrões, medidas e indicadores, os quais servirão de guias aos gerentes das unidades informacionais no que se refere à qualidade dos serviços. O presente estudo teve por objetivo avaliar a qualidade dos serviços encontrados e compará-la com o grau de importância dos serviços desejados nas unidades de informação universitárias de Fortaleza. O estudo foi realizado junto a uma amostra de 564 usuários que compareceram às unidades de informação envolvidas, no período de março a novembro de 2003. De um modo geral, observou-se que os usuários desejam uma melhoria na qualidade dos serviços encontrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROPHY, P.; COULLING, C. Quality management for information and Library Managers. Aldershot: Aslib Gower, 1996.

CERQUEIRA NETO, E.P. Gestão da qualidade: princípios e métodos. São Paulo: Pioneira, 1993.

CRAWFORD, J.C. The stakeholder approach to the construction of performance measures. In: NORTHUMBRIA INTERNATIONAL CONFERENCE ON PERFORMANCE MEASUREMENT IN LIBRARIES AND INFORMATION SERVICES, 1., England, 1995. Proceedings... Northumbria: Information North for the Department of Information and Library Management, 1995. p.177-85.

CROSBY, P.B. Qualidade falada a sério. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

DEMING, W.E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Saraiva, 1990. 367p.

FITCH, D.K.; THOMASON, J.; WELL, E.C. Turning the library upside down: reorganization using total quality management principles. Journal of Academic Librarianship, v.19, n.5, p.294-299, 1993.

HERNON, P.; ALTMAN, E. Service quality in academic libraries. Norwood, N.J.: Ablex, 1996.

JURAN, J.M. A Qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

JUROW, S.; BARNARD, S.B. Introduction: TQM fundamentals and overview of contents. Journal of Library Administration, v.18, n.1/2, p.1-13, 1993.

LAS CASAS, A.L. Qualidade total em serviços: conceitos e exercícios, casos práticos. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999. 204p.

MARTINI, F. et al. Medida de las actitudes ante las nuevas tecnologias em contextos laborales: El cuestionário de actitudes ante las nuevas tecnologias (ANT/25). In: CONGRESSO OFICIAL DE PSICOLOGIA, 2., 1990, Madrid. Anais... Madrid: Colégio Oficial de Psicólogos, 1990. p.11-118.

MOURA, J.A.M. Os Frutos da qualidade: a experiência da Xerox do Brasil. São Paulo: Makron Books, 1999.

ORR, R.H. Measuring the goodness of library services: a general framework for considering quantitative measures. Journal of Documentation, n.9, p.315-332, 1973.

PINTO, V.B. Informação: a chave para a qualidade total. Ciência da Informação, Brasília, v.22, n.2, p.133-137, 1993.

RAMOS, P.B. A Gestão na organização de unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v.25, n.1, 1995. 12p. Disponível em: http://www.ibict.br>. Acesso em: Jan. 2004.

ROCHA, E.C.; GOMES, S.H.A. Gestão da qualidade em unidades de informação, Ciência da Informação, Brasília, v.22, n.2, p.142-152, 1993.

SHEWHART, W.A. Economic control of quality of the manufactured product. New York: Van Nostrand, 1931.

St. CLAIR, G. Customer service in the information environment. London: Bowker Saur, 1995.

St. CLAIR, G. Total quality management in information sciences. London: Bowker-Saur, 1996.

TAYLOR, F.W. Princípios de administração científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 1978. Van HOUSE, N. et al. Measuring academic library performance: a practical approach. Chicago: ALA, 1990.

Downloads

Publicado

25-11-2005

Como Citar

Benedito do NASCIMENTO, R. ., Trompieri FILHO, N. ., & Freire BARROS, F. G. . (2005). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS NAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO UNIVERSITÁRIAS. Transinformação, 17(3), 1–18. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6359

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS