INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E INTERNET: UM PROCESSO OTIMIZADO POR AGENTES INTELIGENTES - UM ESTUDO PARCIAL DE CASO

Autores

  • Adriana Duarte NADAES Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica Erichsen Nassif BORGES Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

inteligência competitiva, estratégia organizacional, pequenas e médias empresas, Internet, agentes inteligentes

Resumo

Este artigo apresenta a proposta de uma atividade de Inteligência Competitiva (IC) através da Internet, com o objetivo de possibilitar a utilização de agentes inteligentes na tarefa de monitoramento de fontes de informação disponíveis na rede. O presente trabalho foi desenvolvido até o ponto relativo ao mapeamento de fontes de informação estratégicas disponíveis na Internet, imaginando-se a possibilidade de sua aplicação em qualquer organização. O referencial empírico do trabalho foi em uma empresa mineira do setor de consultoria e prestação de serviços em gestão da informação e documentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, R.R. Monitoração ambiental: uma visão interdisciplinar. Revista de Administração, v.32, n.4, p.42-53, 1997.

DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.

FIDELIS, J.R.F. A Internet como fonte de informação para inteligência empresarial: um estudo de caso em indústrias de micro, pequeno e médio portes. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

LESCA, H. et al. Como produzir um senso útil para as ações dos dirigentes. READ, v.2, n.2, nov. 1996. Disponível em:

http://read.adm.ufrgs.br/read03/artigo/freitas1.htm>. Acesso em: 12 jul. 2004.

MCGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994. p.36-54.

PORTER, M. Estratégia competitiva. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

PRAHALAD, C.K.; HAMEL, G. The core competence. Harvard Business Review, May/June, p.12-81, 1990.

SILVA, H.P. Inteligência Competitiva na Internet; proposta de um processo. 2000. f.4. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

TYSON, K.W.M. The complete guide to competitive intelligence. Lisle: Kirk Tyson International, 1998. p.2.

Downloads

Publicado

25-03-2005

Como Citar

Duarte NADAES, A. ., & Erichsen Nassif BORGES, M. . (2005). INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E INTERNET: UM PROCESSO OTIMIZADO POR AGENTES INTELIGENTES - UM ESTUDO PARCIAL DE CASO. Transinformação, 17(1), 1–16. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6348

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS