PLANOS DE ENSINO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE REFERÊNCIAS

Autores

  • Sônia Domingues Santos BRAMBILLA Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ida Regina Chittó STUMPF Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

biblioteconomia, planos de ensino, bibliometria, análise de referências

Resumo

O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. O objetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dos documentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação, temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudo bibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentos educacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formato predominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros, a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal. A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o português e 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto-conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Avaliação da graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação: bases conceituais, metodológicas e princípios do processo avaliativo. Vitória, 2002. (Documentos ABECIN, 2). Disponível em: <http://www.abecin.org/Documentos abecin.htm>. Acesso em: 6 maio 2004.

AZAMBUJA, M.L.F. A Construção da autonomia intelectual: a universalidade do papel do professor. In: GROLLI, D.; AZAMBUJA, M.L.F.; GAZZOLA, T. O professor, o aluno e a investigação em sala de aula. Porto Alegre: Evangraf, 2004. p.37-56.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. O ensino de Biblioteconomia no Brasil. Brasília: CAPES, 1978. v.3: Análise da literatura recomendada no ensino de Biblioteconomia no Brasil.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 9.394 de 20 dez. 1996. Cachoeira do Sul: GT, 1996.

CAMPELLO, B.S.; CENDÓN, B.V.; KREMER, J.M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

DAVIS, C.; GROSBAUM, M.W. Sucesso de todos, compromisso da escola. In: DAVIS, C. et al. (Org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p.77-112.

DEMO, P. Desafios modernos da educação. 10.ed. São Paulo: Vozes, 2000.

DIAS, E.J.W.; PITELLO, M.C.; PONTELLO, A.G.G. Literatura utilizada no ensino de graduação em Biblioteconomia no Brasil: produtividade institucional. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.2, p.157-176, 1996.

FIGUEIREDO, N.M. Metodologias para promoção do uso da informação: técnicas aplicadas particularmente em bibliotecas universitárias e especializadas. São Paulo: Nobel, 1990.

HENGEMÜHLE, A. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2004.

McROBERTS, M.H.; McROBERTS, B.R. Problems of citation analysis: a critical review. Journal of the American Society for Information Science, v.40, n.5, p.342-349, 1989.

MEADOWS, A.J. A comunicação científica. Brasília: Briquet deLemos, 1999.

MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, L.M. Por que planejar? Como planejar? currículo - área - aula: escola em debate. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOREIRA, M.A. Ação docente na universidade: textos relativos a componentes básicos do ensino. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1983. (Texto para discussão, 11).

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro.5.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

OHIRA, M.L.B. et al. Alteração curricular do curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Transinformação, Campinas, v.14, n.1, (Edição especial),p.71-82, 2002.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANTOS, R.N.M. Produção científica: por que medir? O que medir? Revista Digital da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, Campinas, v.1, n.1, p.22-38, 2003.

SANTOS, V.M.D. Projeto político pedagógico: desafios e conquistas na caminhada. 2004. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

STUMPF, I.R.C. Revistas universitárias: projetos inacabados. 1994. 302f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

VALENTIM, M.L.P.; GUIMARÃES, J.A.C. Diretrizes políticas e estratégicas para a formação docente voltadas à pesquisa e a extensão: Brasil. Transinformação, Campinas, v.14, n.1, p.29-39, 2002.

VANZ, S.A.S. A Produção discente em comunicação: análise das citações das dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do Rio Grande do Sul. 2004. 145f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

Downloads

Publicado

25-03-2006

Como Citar

Domingues Santos BRAMBILLA, S. ., & Chittó STUMPF, I. R. . (2006). PLANOS DE ENSINO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE REFERÊNCIAS. Transinformação, 18(1), 1–12. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6324

Edição

Seção

ARTIGOS