PLANOS DE ENSINO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE REFERÊNCIAS

Autores

  • Sônia Domingues Santos BRAMBILLA Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ida Regina Chittó STUMPF Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

biblioteconomia, planos de ensino, bibliometria, análise de referências

Resumo

O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. O objetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dos documentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação, temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dos documentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudo bibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentos educacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formato predominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros, a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal. A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o português e 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto-conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

25-03-2006

Como Citar

Domingues Santos BRAMBILLA, S. ., & Chittó STUMPF, I. R. . (2006). PLANOS DE ENSINO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE REFERÊNCIAS. Transinformação, 18(1), 1–12. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6324

Edição

Seção

ARTIGOS