LITERATURA SOBRE BIBLIOTECA ESCOLAR: CARACTERÍSTICAS DE CITAÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Bernadete Santos CAMPELLO
  • Márcia Milton VIANNA
  • Paulo da Terra CALDEIRA
  • Vera Lúcia Furst Gonçalves ABREU
  • Maria da Conceição CARVALHO
  • Adriana Costa e Silva BENIGNO

Palavras-chave:

análise de citação, biblioteca escolar, teses e dissertações

Resumo

A análise de citações de 28 teses e dissertações sobre biblioteca escolar produzidas no Brasil teve como objetivos: identificar influências de autores e de áreas do conhecimento, características de citação e diferenças entre teses e dissertações. Não foi possível verificar relações entre autores, já que houve grande dispersão em termos dos cursos de origem e dos documentos citados. Foi possível identificar significativa influência da Educação. A comparação entre teses e dissertações não evidenciou diferenças significativas, esperadas em textos que resultam de níveis diferentes de formação acadêmica. Foram verificadas, entre outras, as seguintes características das citações: predominância do livro, de documentos de autoria individual, de trabalhos em português e oriundos do Brasil e de periódicos brasileiros nas citações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA, L. A institucionalização da pesquisa educacional no Brasil. 1996. 244f. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

BOHN, M.C.R. Autores e autoria em periódicos brasileiros de ciência da informação. Encontros BIBLI, Florianópolis, n. 16, 2o sem., 2003. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br/Edicao_16/Bohn_Autores.pdf> Acesso em: 10 ago. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997. 10v.

CAMPELLO, B. A função educativa da biblioteca escolar no Brasil: perspectivas para seu aperfeiçoamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, Escola de Ciência

da Informação da UFMG, 2003. CD-ROM.

MACIAS-CHAPULA, C.A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v.27, n.2, p.134-140, 1998.

MARTUCCI, E.M. Rompendo o silêncio: a biblioteca escolar e a trajetória de um pesquisador. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 1. 1998, Belo

Horizonte. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG/Associação de Bibliotecários de Minas Gerais, 1999. p.31-38. Disponível em: <http://www.eci.ufmg.br/gebe/downloads/105.pdf>. Acesso em:

nov. 2007.

MUELLER, S.P.M.; PECEGUEIRO, C.M.P.A. O periódico Ciência da Informacão na década de 90: um retrato da área refletido em seus artigos. Ciência da Informacão, v.30, n.2, p.47-63, 2001.

NEVES, I.C.B. Pesquisa escola nas séries iniciais do ensino fundamental em Porto Alegre, RS.: bases para um desempenho interativo entre sala de aula e biblioteca escolar. R. Bibliotecon. & Comum., v.8, p.91-116, 2000.

OHIRA, M.L.B.; MAIA, M.H.B.; SELL, M.A. Produção científica em Biblioteconomia no Estado de Santa Catarina. Transinformação, v.9, n.3, p.68-87, 1997.

POBLACIÓN, D.A.; NORONHA, D.P. Produção das literaturas “branca” e “cinzenta” pelos docentes-doutores dos programas de pós-graduacão em ciência da informacão no Brasil. Ciência da Informacão, v.31, n.2, p.98-106, 2002.

VIANNA, M.M.; CALDEIRA, P.T. Literatura sobre biblioteca escolar: análise dos trabalhos apresentados no Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 3., 2004,

Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da UFMG: Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 2005. p.7-33.

VIEIRA, A.S. A pós-graduação na EB/UFMG: memória e perspectivas. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, v.19, n. especial, p.68-76, 1990.

Downloads

Publicado

25-11-2007

Como Citar

Santos CAMPELLO, B. ., VIANNA, M. M. ., da Terra CALDEIRA, P. ., Furst Gonçalves ABREU, V. L. ., CARVALHO, M. da C. ., & Costa e Silva BENIGNO, A. . (2007). LITERATURA SOBRE BIBLIOTECA ESCOLAR: CARACTERÍSTICAS DE CITAÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Transinformação, 19(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6282

Edição

Seção

ARTIGOS