LITERATURA SOBRE BIBLIOTECA ESCOLAR: CARACTERÍSTICAS DE CITAÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
Palavras-chave:
análise de citação, biblioteca escolar, teses e dissertaçõesResumo
A análise de citações de 28 teses e dissertações sobre biblioteca escolar produzidas no Brasil teve como objetivos: identificar influências de autores e de áreas do conhecimento, características de citação e diferenças entre teses e dissertações. Não foi possível verificar relações entre autores, já que houve grande dispersão em termos dos cursos de origem e dos documentos citados. Foi possível identificar significativa influência da Educação. A comparação entre teses e dissertações não evidenciou diferenças significativas, esperadas em textos que resultam de níveis diferentes de formação acadêmica. Foram verificadas, entre outras, as seguintes características das citações: predominância do livro, de documentos de autoria individual, de trabalhos em português e oriundos do Brasil e de periódicos brasileiros nas citações.
Downloads
Referências
ALVARENGA, L. A institucionalização da pesquisa educacional no Brasil. 1996. 244f. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
BOHN, M.C.R. Autores e autoria em periódicos brasileiros de ciência da informação. Encontros BIBLI, Florianópolis, n. 16, 2o sem., 2003. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br/Edicao_16/Bohn_Autores.pdf> Acesso em: 10 ago. 2006.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997. 10v.
CAMPELLO, B. A função educativa da biblioteca escolar no Brasil: perspectivas para seu aperfeiçoamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, Escola de Ciência
da Informação da UFMG, 2003. CD-ROM.
MACIAS-CHAPULA, C.A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v.27, n.2, p.134-140, 1998.
MARTUCCI, E.M. Rompendo o silêncio: a biblioteca escolar e a trajetória de um pesquisador. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 1. 1998, Belo
Horizonte. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG/Associação de Bibliotecários de Minas Gerais, 1999. p.31-38. Disponível em: <http://www.eci.ufmg.br/gebe/downloads/105.pdf>. Acesso em:
nov. 2007.
MUELLER, S.P.M.; PECEGUEIRO, C.M.P.A. O periódico Ciência da Informacão na década de 90: um retrato da área refletido em seus artigos. Ciência da Informacão, v.30, n.2, p.47-63, 2001.
NEVES, I.C.B. Pesquisa escola nas séries iniciais do ensino fundamental em Porto Alegre, RS.: bases para um desempenho interativo entre sala de aula e biblioteca escolar. R. Bibliotecon. & Comum., v.8, p.91-116, 2000.
OHIRA, M.L.B.; MAIA, M.H.B.; SELL, M.A. Produção científica em Biblioteconomia no Estado de Santa Catarina. Transinformação, v.9, n.3, p.68-87, 1997.
POBLACIÓN, D.A.; NORONHA, D.P. Produção das literaturas “branca” e “cinzenta” pelos docentes-doutores dos programas de pós-graduacão em ciência da informacão no Brasil. Ciência da Informacão, v.31, n.2, p.98-106, 2002.
VIANNA, M.M.; CALDEIRA, P.T. Literatura sobre biblioteca escolar: análise dos trabalhos apresentados no Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR ESPAÇO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, 3., 2004,
Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da UFMG: Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 2005. p.7-33.
VIEIRA, A.S. A pós-graduação na EB/UFMG: memória e perspectivas. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, v.19, n. especial, p.68-76, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.