Compartilhamento do conhecimento em portais corporativos
Palavras-chave:
Práticas motivacionais, Gestão do conhecimento, Compartilhamento do conhecimento, EndomarketingResumo
o contexto atual da era do conhecimento, um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações é o de gerir o conhecimento tácito. Mas como gerenciar o conhecimento que está na cabeça das pessoas? Como motivá-las ao compartilhamento? Para responder a essas questões, o estudo compreendeu um referencial teórico apoiado em gestão do conhecimento, marketing interno e portais corporativos. A pesquisa quantitativa, descritiva e de campo foi realizada no Serviço Federal de Processamento de Dados e contou com a opinião de 55 gestores de conhecimento. O resultado foi a identificação dos subsídios necessários para elaboração de programas que permitam mensurar e implementar práticas de reconhecimento e recompensas, visando ampliar o compartilhamento do conhecimento organizacional. Conclui-se que apenas a existência de um portal corporativo não é condição suficiente para garantir o compartilhamento do conhecimento organizacional. É preciso desenvolver práticas motivacionais adequadas, junto ao quadro de colaboradores, para que o conhecimento tácito possa ser compar-tilhado em portais corporativos.
Downloads
Referências
ALBRECHT, K. Um modelo de inteligência organizacional. HSM Management, n.44, p.30-4, 2004.
BEKIN, S.F. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.
BUENO, M. As teorias de motivação humana e sua contribuição para a empresa humanizada: um tributo a Abraham Maslow. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC, v. 4-n.6, 2002. Disponível em: <http://www.cesuc.br/revista/ed-1/ASTEORIASDEMOTIVACAOHUMANA.pdf>. Acesso em: 20 out. 2004.
BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R.L. Manual de gestão do conhe-cimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.
DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Working knowledge: how organizations manage what they know. Boston: Harvard Business School, 1998.
DIAS, C.A. Portal corporativo: conceitos e características. Ciên-cia da Informação, v.30, n.1, p.50-60, 2001.
FIGUEIREDO, S.P. O marketing do conhecimento. Intermanegers, 2003. Disponível em: <http://www.intermanagers.com.br>. Acesso em: 26 ago. 2003.
KOTLER, P. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 1999.
KROG, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inova-ção contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
LODI, J. B. História da administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1974.
MAITLAND, I. Como motivar pessoas. São Paulo: Nobel, 2000.
MARTENS, C. A distancia entre as idéias e os produtos. HSM Mangement Update 12, n.44, p.1-4, 2004.
MARTINS, M. Extraia dividendos do capital intelectual de sua empresa. Disponível em: <http://www.banasqualidade.com.br>. Acesso em: 1 abr. 2001.
MASLOW, A. Motivação e personalidade: teoria da hierarquia das necessidades. New York: Harper Row, 1987.
MICHELMAN, P. O que os líderes se permitem saber. HSM Management Update 12, n.44, p.1-4, 2004.
MILLER, J.P. O milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookmann, 2002.
REZENDE, I. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ciência da Infor-mação, v.31, n.1, p.75-83, 2002.
ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
SENGE, P. A dança das mudanças: os desafios de manter o crescimento e o sucesso em organizações que aprendem. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
SVEIBY, K.E. O valor do intangível. HSM Management, n.22, p. 66-69, 2000.
STEWART, T. A. Capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
ZABOT, J.; SILVA, L. Gestão do conhecimento aprendizagem e tecnologia: construindo a inteligência coletiva. São Paulo: Atlas, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.