Compartilhamento do conhecimento em portais corporativos

Autores

  • Eduardo Amadeu Dutra MORESI Universidade Católica de Brasília, Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação.
  • Sérgio Peixoto MENDES Serviço Federal de Processamento de Dados.

Palavras-chave:

Práticas motivacionais, Gestão do conhecimento, Compartilhamento do conhecimento, Endomarketing

Resumo

o contexto atual da era do conhecimento, um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações é o de gerir o conhecimento tácito. Mas como gerenciar o conhecimento que está na cabeça das pessoas? Como motivá-las ao compartilhamento? Para responder a essas questões, o estudo compreendeu um referencial teórico apoiado em gestão do conhecimento, marketing interno e portais corporativos. A pesquisa quantitativa, descritiva e de campo foi realizada no Serviço Federal de Processamento de Dados e contou com a opinião de 55 gestores de conhecimento. O resultado foi a identificação dos subsídios necessários para elaboração de programas que permitam mensurar e implementar práticas de reconhecimento e recompensas, visando ampliar o compartilhamento do conhecimento organizacional. Conclui-se que apenas a existência de um portal corporativo não é condição suficiente para garantir o compartilhamento do conhecimento organizacional. É preciso desenvolver práticas motivacionais adequadas, junto ao quadro de colaboradores, para que o conhecimento tácito possa ser compar-tilhado em portais corporativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBRECHT, K. Um modelo de inteligência organizacional. HSM Management, n.44, p.30-4, 2004.

BEKIN, S.F. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.

BUENO, M. As teorias de motivação humana e sua contribuição para a empresa humanizada: um tributo a Abraham Maslow. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC, v. 4-n.6, 2002. Disponível em: <http://www.cesuc.br/revista/ed-1/ASTEORIASDEMOTIVACAOHUMANA.pdf>. Acesso em: 20 out. 2004.

BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R.L. Manual de gestão do conhe-cimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Working knowledge: how organizations manage what they know. Boston: Harvard Business School, 1998.

DIAS, C.A. Portal corporativo: conceitos e características. Ciên-cia da Informação, v.30, n.1, p.50-60, 2001.

FIGUEIREDO, S.P. O marketing do conhecimento. Intermanegers, 2003. Disponível em: <http://www.intermanagers.com.br>. Acesso em: 26 ago. 2003.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 1999.

KROG, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inova-ção contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

LODI, J. B. História da administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1974.

MAITLAND, I. Como motivar pessoas. São Paulo: Nobel, 2000.

MARTENS, C. A distancia entre as idéias e os produtos. HSM Mangement Update 12, n.44, p.1-4, 2004.

MARTINS, M. Extraia dividendos do capital intelectual de sua empresa. Disponível em: <http://www.banasqualidade.com.br>. Acesso em: 1 abr. 2001.

MASLOW, A. Motivação e personalidade: teoria da hierarquia das necessidades. New York: Harper Row, 1987.

MICHELMAN, P. O que os líderes se permitem saber. HSM Management Update 12, n.44, p.1-4, 2004.

MILLER, J.P. O milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookmann, 2002.

REZENDE, I. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ciência da Infor-mação, v.31, n.1, p.75-83, 2002.

ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SENGE, P. A dança das mudanças: os desafios de manter o crescimento e o sucesso em organizações que aprendem. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

SVEIBY, K.E. O valor do intangível. HSM Management, n.22, p. 66-69, 2000.

STEWART, T. A. Capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

ZABOT, J.; SILVA, L. Gestão do conhecimento aprendizagem e tecnologia: construindo a inteligência coletiva. São Paulo: Atlas, 2002.

Downloads

Publicado

25-03-2010

Como Citar

Amadeu Dutra MORESI, E., & Peixoto MENDES, S. (2010). Compartilhamento do conhecimento em portais corporativos. Transinformação, 22(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6193

Edição

Seção

ARTIGOS