Construir conhecimento partindo das margens: informação, conhecimento e movimentos sociais

Autores

  • Víctor Manuel MARÍ SÁEZ

Palavras-chave:

Comunicação alternativa, Movimentos sociais altermundialistas, Construção de conhecimento, Transformação social

Resumo

A teoria social que vem sendo construída na América Latina nos últimos vinte anos propõe uma alternativa aos critérios tradicionais de demarcação das ciências. Frente à tendência dominante, que tende a subsumir o conhecimento num processo intensivo de mercantilização, abre-se passo um enfoque alternativo do conhecimento, orientado neste caso à emancipação social. Neste processo, os movimentos sociais altermundialistas são um dos atores sociais que protagonizam os novos modos de construção de saberes. Eles trabalham partindo de uma nova relação entre os processos sociais de mudança, a construção do conhecimento e o sentido da comunicação. Neste contexto, a comunicação e a informação deixam de ser instrumentos para a regulação e o controle do comportamento social. As tensões procedentes do mercado e os modelos comunicativos dominantes herdados do passado pressionam em direção contrária às pesquisas preocupadas em construir conhecimento e comunicação partindo das margens. Os novos enfoques emergentes tendem a fortalecer as relações bidirecionais entre comunicação e transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRIL, G. Teoría general de la Información. Madrid: Cátedra, 1997.

BENJAMIN, W. On the concept of history. Seattle: CreateSpace, 2009.

BOURDIEU, P. El oficio de científico: ciencia de la ciencia y reflexividad. Barcelona: Anagrama, 2003.

DUSSEL, E. Hacia una filosofía política crítica. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2001.

FALS BORDA, O. Acción y conocimiento: como romper el monopolio con investigación-acción participativa. Bogotá: Cinep, 1991.

FREIRE, P. Pedagogía do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas. Barcelona: Paidós, 2001.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Desclasificados: pluralismo lógico y violencia de la clasificación. Barcelona: Anthropos, 2007.

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Desclassification in knowledge organization: a post-epistemological essay. Transinformaçao, v.23, n.1, p.5-14, 2011.

GINZBURG, C. El queso y los gusanos. Barcelona: Muchnik, 1976.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, indicios. Barcelona: Gedisa, 1986.

MARÍ, V.M. Comunicar para transformar, transformar para comunicar. Madrid: Editorial Popular, 2011.

MARTÍN BARBERO, J. Oficio de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. México: Fondo de Cultura Económica, 2002.

MIGNOLO, W. Historias locales/diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2003.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder, globalización y democracia. Lima: Sociedad y Política Ediciones, 2000.

SIERRA CABALLERO, F. Políticas de comunicación y educación. Barcelona: Gedisa, 2006.

SODRÉ, M. Antropológica do espelho: uma teoría da comunicaçao linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.

SOUSA SANTOS, B. Crítica de la razón indolente: contra el desperdicio de la experiencia. Bilbao: Descleé de Brouwer, 2003.

SOUSA SANTOS, B. El milenio huérfano: ensayos para una nueva cultura política. Madrid: Trotta, 2005.

SOUSA SANTOS, B. Una epistemología del Sur: la reinvención del conocimiento y la emancipación social. Buenos Aires: Siglo XXI, 2009.

VIZER, E. La trama (in)visible de la realidad social: comunicación, sentido, realidad. Buenos Aires: La Crujía Ediciones, 2003.

VIZER, E. Hacia una ecología social y estratégica de la comunicación. Razón y Palabra, n.40, 2006.

WALSH, C. Las geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Entrevista a Walter Mignolo. In: WASH, C.; SCHIWY, F.; CASTRO-GÓMEZ, S. (Ed.). Indisciplinar las ciencias sociales: geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder: perspectivas desde lo Andino. Quito: USAB, 2004.

ZAMORA, J.A. Dialéctica mesiánica: tiempo e interrupción en Walter Benjamin. In: AMENGUAL, G.; CABOT, M.; VERMANI, J.L. (Coord.). Ruptura de la tradición: estudios de Walter Benjamin y Martin Heidegger. Madrid: Trotta, 2008.

ZUBIETA, A. (Coord.). Cultura popular y cultura de masas: conceptos, recorridos, polémicas. Buenos Aires: Paidós, 2000.

Downloads

Publicado

25-03-2012

Como Citar

MARÍ SÁEZ, V. M. (2012). Construir conhecimento partindo das margens: informação, conhecimento e movimentos sociais. Transinformação, 24(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6149

Edição

Seção

Originais