Fontes de informação na Web: apropriação, uso e disseminação da informação étnico-racial no movimento negro da Paraíba
Palavras-chave:
Disseminação da informação, Fontes de informação na Web, Informação étnico-racial, Movimento Negro da Paraíba, Uso da informaçãoResumo
O artigo analisa como o Movimento Negro do Estado da Paraíba faz a apropriação das fontes de informação na Web e usa-as na perspectiva de disseminação da informação étnico-racial. As fontes de informação podem ser utilizadas como um canal de disseminação da informação étnico-racial para auxiliar os grupos sociais e etnicamente invisibilizados na atual sociedade da informação-conhecimento-aprendizagem-comunicação, em cujo local o preconceito, a discriminação e o racismo fazem parte do cotidiano dos sujeitos. O universo da pesquisa foi o Movimento Negro Organizado da Paraíba, e os participantes foram quatro ativistas desse movimento: o Núcleo de Estudantes Negras e Negros da Universidade Federal da Paraíba e a Organização de Mulheres Negras na Paraíba. Os resultados mostraram que a ferramenta mais utilizada para veicular a informação é o e-mail. Conclui-se que a apropriação das fontes de informação já utilizadas deve servir como um espaço virtual de armazenamento da informação produzida.
Downloads
Referências
Almeida, C.C. Discurso do sujeito coletivo: reconstruindo a fala do social. In: Valentim, M.L.P. (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em ciência da informação. São Paulo: Polis, 2005. Cap.3, p.59-79.
Aquino, M.A. Informação para educação: construindo dispositivos de inclusão a partir do uso de objetos multimídia na sociedade da aprendizagem. João Pessoa: UFPB, 2005. (Projeto Técnico-Científico).
Assmann, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.
Barreto, A.A. Transferência da informação para o conhecimento. In: Aquino, M.A. (Org.). O campo da ciência da informação: gênese, conexões e especificidade. João Pessoa: UFPB, 2002. Cap.3, p.49-59.
Bastos, F.M. Organização do conhecimento em bibliotecas digitais de teses e dissertações: análise da aplicabilidade das teorias macroestruturais para categorização de áreas de assunto. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2005.
Burke, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
Campello, B.S.; Cendón, B.V.; Kremer, J.M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
Chartier, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador, conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1999.
Correia, T.M.S. Lemba odu: práticas informacionais no contexto do Movimento Negro de João Pessoa-PB. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1999.
Delors, J. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a Unesco da comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1999.
Denzin, N.K.; Lincoln, Y.S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: Denzin, N.K.; Lincoln, Y.S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. Cap.1, p.15-47.
Fernández, A. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Gomes, P.T. A sociedade da comunicação e seus processos constituintes: ciberespaço, comunidades e ontologias. In: Reunião Anual da Anped, 30., 2007, Caxambu. Anais eletrônicos...
Caxambu: ANPEd, 2007. p.1-18. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/gt16-3323--int.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2012.
Groulx, L.H. Contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social. In: Poupart, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p.95-124.
Jodelet, D. Representações sociais: um domínio de expansão. In: Jodelet, D. As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. p.17-44.
Lefèvre, F.; Lefèvre, A.M.C. O sujeito coletivo que fala. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v.10, n.20, p.517-24, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 20 nov. 2010.
Marcuschi, L.A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986.
McGarry, K. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
Movimento Negro da Paraíba. Nossa história. 2007. Disponível em: <http://valeuzumbivaleu.blogspot.com.br/2007_11_01_archive.html>. Acesso em: 10 ago. 2010.
Morin, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2004.
Moscovici, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
Perrotti, E.; Pierruccini, I. Saberes e fazer na contemporaneidade. In: Lara, M.; Fujino, A.; Noronha, D.P. (Org.). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p.47-96.
Sales, R.; Almeida, P.P. Avaliação de fontes de informação na internet: avaliando o site do NUPILL/UFSC. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.4, n.2, p.67-87, 2007.
Smit, J.W.; Barreto, A.A. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: Valentim, M.L.P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. Cap.1, p.9-23.
Sodré, M. Educação para o diverso. In: A Cor da cultura, Rio de Janeiro, 2013 (22 ago) . Disponível em: <http://www.acordacultura.org.br/artigos/22082013/educacao-para-o-diversopor-muniz-sodre>. Acesso em: 10 out. 2013.
Tomaél, M.I. et al. Fontes de informação na internet: acesso e avaliação das disponíveis nos sites de universidades. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 11., 2000, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2000. Disponível
em: . Acesso em: 13 set. 2010.
Takahashi, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.