Avaliação do monitoramento de notícias: a perspectiva do usuário final

Autores

  • Ariane Barbosa LEMOS
  • Mônica Erichsen NASSIF

Resumo

O estudo avalia o serviço de monitoramento de notícias, formalizado no clipping de mídia impressa, com base na análise do
comportamento informacional de usuários alocados em organizações com atuação em Minas Gerais. Buscou-se identificar as
necessidades de informação dos usuários e o uso das informações consultadas no clipping. A amostra foi constituída de 16 organizações privadas, públicas e não governamentais, atuantes nos três setores da economia. Utilizou-se a abordagem Sense-Making, sob o trinômio situação-lacuna-uso. Os usuários consultados, sem distinção, entendiam o significado de informação para negócios, confirmando que o clipping os auxiliava a tomar decisões e a solucionar problemas. Sugere-se a criação de instrumentos
periódicos de avaliação do serviço, com o intuito de ampliar os níveis de uso e confiabilidade por parte dos usuários.

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Publicado

25-03-2015

Como Citar

Barbosa LEMOS, A. ., & Erichsen NASSIF, M. . (2015). Avaliação do monitoramento de notícias: a perspectiva do usuário final. Transinformação, 27(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6051

Edição

Seção

Originais