Estado da arte sobre pesquisa escolar no Brasil

Autores

  • Iandara Reis de OLIVEIRA
  • Bernadete Santos CAMPELLO

Resumo

Investigações sobre pesquisa escolar em escolas de ensino básico no Brasil têm se desenvolvido em áreas como Biblioteconomia/
Ciência da Informação, Educação e Letras. O objetivo deste trabalho foi estabelecer o estado da arte da investigação sobre pesquisa escolar no Brasil. A metodologia foi a análise documental de 24 relatos de pesquisa, cobrindo o período de 1989 a 2011, sendo treze relatos provenientes da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação, sete de Educação, dois de Engenharia de Produção e dois de Letras. Verificou-se uma contradição entre discurso e prática: havia compreensão teórica da pesquisa como princípio educativo, mas na maioria das vezes isso não foi suficiente para viabilizá-la como prática escolar eficiente, sendo que a maioria dos estudos identificou aspectos negativos relacionados à pesquisa escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-05-2016

Como Citar

Reis de OLIVEIRA, I. ., & Santos CAMPELLO, B. . (2016). Estado da arte sobre pesquisa escolar no Brasil. Transinformação, 28(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6026

Edição

Seção

Originais