Learning based on library automation in mobile devices: The video production by students of Universidade Federal do Cariri Library Science Undergraduate Degree

Autores

  • David Vernon VIEIRA

Resumo

A produção de vídeos para aprendizagem tem se evidenciado ao longo dos últimos anos, principalmente quando o assunto envolve
aspectos relacionados à aplicação de hardware e software para automação de espaços. Nos Cursos de Biblioteconomia, a necessidade de aprendizagem prática voltada para o conhecimento dos requisitos para automação de bibliotecas exige do docente que ele desenvolva conteúdos educacionais que permitam ao discente aprender por meio de vídeos, com o intuito de incrementar o conhecimento sobre tecnologia da informação. Dessa forma, este artigo discute as possibilidades da aprendizagem por meio dos dispositivos móveis na educação, relatando uma experiência ocorrida com discentes que ingressaram no semestre 2015.1 do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri, no estado do Ceará. O levantamento bibliográfico observou artigos de periódicos científicos, anais de eventos e livros em inglês, português e espanhol sobre o assunto. A metodologia com abordagem quanti e qualitativa abrange um estudo exploratório, cuja coleta de dados utilizou-se de questionário online para conhecer a experiência de elaboração de vídeos sobre automação de bibliotecas, pelos discentes que estudavam no referido curso. Estes participaram ativamente da produção do vídeo e de sua publicação na Internet. A experiência de aprendizagem usando dispositivos móveis para gravação dos ambientes tecnológicos das bibliotecas permitiu que fossem elaborados 25 vídeos que contemplavam aspectos relativos à automação de bibliotecas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-11-2017

Como Citar

Vernon VIEIRA, D. . (2017). Learning based on library automation in mobile devices: The video production by students of Universidade Federal do Cariri Library Science Undergraduate Degree. Transinformação, 29(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6003

Edição

Seção

Originais