O FORMATO DAS REFERÊNCIAS E APRENDIZAGEM ACIDENTAL DURANTE A LEITURA: UM ESTUDO COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Formato das referências, leitura, aprendizagem acidentalResumo
O objetivo da pesquisa foi estudar o formato usado para incluir referências no texto no comportamento de ler de professores universitários. Foram sujeitos professores de uma universidade particular randomicamente indicados para compor dois grupos: GRUPO I (N=14) leu um texto com as referências apresentadas pelo nome do autor/data; GRUPO 11(N=17) leu o mesmo texto com as referências indicadas por números. Os resultados mostraram que: o uso do formato nome do autor/data resultou em mais aprendizagem e leitura substancial do que o uso de número como um meio para apresentar referências no discurso cientifico.
Downloads
Referências
DIXON, J. (1987) - Becoming a mature reader. The reading teacher, 40(8):761-765.
FAGUNDES, V.A. (1990) - Imagem social do Ildeficiente" nos livros didáticos de 1ograu. Dissertação de Mestrado. PUCSP, São Paulo.
FLlPPO, R. & CAVERLY, D.C. (org.) (1991) - Teaching reading & strategies: at the college levei. Newark, Dei: IRA.
GIACOMETTI, M.M. (1989) - Motivação e busca da informação: comportamento de docentes/pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso. Dissertação de Mestrado defendida na PUCCAMP, Campinas, 1989.
GUTHRIE, J.; BARKER, K.G. & BRITTEN, T. (1991) - Role of document structure and metacognitive awareness in the cognitive process of researching for information. Reading Research Quarterly, 26(3): 300-324.
KATZ, M.J. (1985) - Elements ofthe scientific paper. London: Yale University Press.
KLETZIEN,S.B. (1991)- Strategyusebygood andpoorcomprehenders reading expository text of different levels. Reading Research Quarterly, 26(1):67-86.
LEWIS, J. (1991) - Redefining criticaI reading for college criticaI thinking courses. Joumal of Reading, 34(6):420-23.
MALLOW, J.V. (1991)-Readingscience. JoumalofReading, 34(5): 324-39.
NYSTRAND, M.; HIMLEY, M. & DOYLE,A. (1986)- The structure of written communications: studies in reciprocity between writers and readers. New York: Academic Press.
OAKHILL, J. & GARNHAM, A. (org.) (1988) - Becoming a skilled reader. London: Basil Blackwell.
PRAZERES, Y.M.P. da C. (1989) - Busca da informação: comportamento do docente pesquisador da Universidade Estadual de Londrina. Dissertação de Mestrado. PUCCAMP, Campinas.
SLAWSON, C.D. (1991) - Improving materiais for teaching context skills.Joumal of Reading, 34(6):456-61.
WERSING, G. & NEVELlNG, V. (org.) (1976) - Terminology of documentation: a selection of 1.200 basic terms published in english, french, german, russianandspanish. Paris:UNESCO.
WITTER, G.P. (1971) - Memorial. IPUSP - São Paulo (mimeo).
. (1989) - A leitura do texto científico. Estudos de Psicologia (no prelo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.