Formato das referências e aprendizagem acidental durante a leitura: um estudo com docentes universitários

Autores

  • Geraldina Porto Witter

Palavras-chave:

Formato das referências, leitura, aprendizagem acidental

Resumo

O objetivo da pesquisa foi estudar o formato usado para incluir referências no texto no comportamento de ler de professores universitários. Foram sujeitos professores de uma universidade particular randomicamente indicados para compor dois grupos: GRUPO I (N=14) leu um texto com as referências apresentadas pelo nome do autor/data; GRUPO 11(N=17) leu o mesmo texto com as referências indicadas por números. Os resultados mostraram que: o uso do formato nome do autor/data resultou em mais aprendizagem e leitura substancial do que o uso de número como um meio para apresentar referências no discurso cientifico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIXON, J. (1987) - Becoming a mature reader. The reading teacher, 40(8):761-765.

FAGUNDES, V.A. (1990) - Imagem social do Ildeficiente" nos livros didáticos de 1ograu. Dissertação de Mestrado. PUCSP, São Paulo.

FLlPPO, R. & CAVERLY, D.C. (org.) (1991) - Teaching reading & strategies: at the college levei. Newark, Dei: IRA.

GIACOMETTI, M.M. (1989) - Motivação e busca da informação: comportamento de docentes/pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso. Dissertação de Mestrado defendida na PUCCAMP, Campinas, 1989.

GUTHRIE, J.; BARKER, K.G. & BRITTEN, T. (1991) - Role of document structure and metacognitive awareness in the cognitive process of researching for information. Reading Research Quarterly, 26(3): 300-324.

KATZ, M.J. (1985) - Elements ofthe scientific paper. London: Yale University Press.

KLETZIEN,S.B. (1991)- Strategyusebygood andpoorcomprehenders reading expository text of different levels. Reading Research Quarterly, 26(1):67-86.

LEWIS, J. (1991) - Redefining criticaI reading for college criticaI thinking courses. Joumal of Reading, 34(6):420-23.

MALLOW, J.V. (1991)-Readingscience. JoumalofReading, 34(5): 324-39.

NYSTRAND, M.; HIMLEY, M. & DOYLE,A. (1986)- The structure of written communications: studies in reciprocity between writers and readers. New York: Academic Press.

OAKHILL, J. & GARNHAM, A. (org.) (1988) - Becoming a skilled reader. London: Basil Blackwell.

PRAZERES, Y.M.P. da C. (1989) - Busca da informação: comportamento do docente pesquisador da Universidade Estadual de Londrina. Dissertação de Mestrado. PUCCAMP, Campinas.

SLAWSON, C.D. (1991) - Improving materiais for teaching context skills.Joumal of Reading, 34(6):456-61.

WERSING, G. & NEVELlNG, V. (org.) (1976) - Terminology of documentation: a selection of 1.200 basic terms published in english, french, german, russianandspanish. Paris:UNESCO.

WITTER, G.P. (1971) - Memorial. IPUSP - São Paulo (mimeo).

. (1989) - A leitura do texto científico. Estudos de Psicologia (no prelo).

Downloads

Publicado

25-11-1991

Como Citar

Witter, G. P. (1991). Formato das referências e aprendizagem acidental durante a leitura: um estudo com docentes universitários. Transinformação, 3(1/2/3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1663

Edição

Seção

Originais