ENSINO DE CIÊNCIAS

APOSTILAS COMO MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Adriana Rinaldi Martins

Resumo

Recentemente no Brasil, pesquisadores vêm se empenhando em pesquisar, para analisar e avaliar, a eficiência de materiais didáticos. Em vários países, o mercado editorial didático está se diversificando apoiando-se, cada vez mais, nos dados da ciência. O presente trabalho é a análise de 56 textos produzidos pela Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural- CDCC, órgão da USP de São Carlos, compreendendo um período de nove anos, em atividades de minicursos, tendo como clientela alvo os alunos de 10 e 20 graus. Desses textos, 49 tiveram a participação de alunos universitários envolvidos em atividades de iniciação. Os sete restantes foram da responsabilidade de professores universitários. O estudo focalizou variáveis de produção destacando-se 99,8% dos textos do tipo de autoria individual para os alunos e 99,6% para os professores. Os resultados foram discutidos enfocando o material estudado por apresentar características de pré-print ou textos educacionais em desenvolvimento que tenham de ser testados e avaliados quantas vezes forem necessárias, até que atinjam um produto final cientificamente aceitável. Foram dadas sugestões para se estabelecer uma política de editoração que tenha condições de normalizá-los e padronizá-los, envolvendo profissionais pertinentes a essa área de pesquisa.

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Publicado

25-11-1994

Como Citar

Martins, A. R. (1994). ENSINO DE CIÊNCIAS: APOSTILAS COMO MATERIAL DIDÁTICO. Transinformação, 6(1/2/3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1641

Edição

Seção

ARTIGOS