KARL MARX E MAX HEARDROOM: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE CULTURA, CAPITALISMO E MODERNIDADE

Autores

  • César Bolaño

Palavras-chave:

Indústria cultural, Economia política da comunicação, Esfera pública

Resumo

A indústria cultural é analisada do ponto de vista da economia política das comunicações. Max Headroom é um repórter virtual cuja história evidencia a história do capitalismo contemporâneo radicalizada na perspectiva futura da ficção cientifica. Vários exemplos ilustram a subsunção do trabalho cultural ao capital; como essa subsunção é sempre limitada, a serialização da produção cultural se põe nos relançamentos das edições culturais. Discute, através do método marxista, a nova mudança estrutural da esfera pública.

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Publicado

25-06-1996

Como Citar

Bolaño, C. (1996). KARL MARX E MAX HEARDROOM: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE CULTURA, CAPITALISMO E MODERNIDADE. Transinformação, 8(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1617

Edição

Seção

ARTIGOS