O AMBIENTE EXTERNO À ORGANIZAÇÃO: O CASO DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES DE MINAS GERAIS

Autores

  • Adriane Maria Arantes de Carvalho
  • Jorge Tadeu de Ramos Neves

Palavras-chave:

Monitoramento ambiental , Gerenciamento estratégico da informação, Inteligência empresarial

Resumo

O artigo analisa as práticas adotadas por uma grande empresa do setor de telecomunicações para monitorar seu ambiente externo de negócios, visando subsidiar seu processo de tomada de decisões estratégicas. Procura, ainda, verificar até que ponto as atividades de monitoramento estão sendo efetivamente realizadas, investigando as áreas cobertas por tal monitoramento, bem como as etapas do processo de gerenciamento (levantamento de necessidades, coleta, armazenamento, recuperação, análise e uso) da informação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSTER, Ethel. CHOO, Chun Wei. How senior managers acquire and use information in environmental scanning. Information Processing & Management, v.30, n.5, p.607-618, 1994.

CERTO, Samuel C. PETER, J. Paul. Análise do ambiente.In .Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993. Cap.2, p.37-73.

CHOO, Chun Wei. Information managementfor the intelligent organization: the art of scanning the environment. Medford: Information Today, 1995, 255p.

COMBS, Richard E. , MOORHEAD, John D. The competi tive intelIigence. London: The Scarecrow Press, 1992, 187p.

DEGENT, R.J. A importância estratégica e o funcionamento do serviço de inteligência empresarial.Revista de Administração de Empresas, v.26, n.l, p.77-83, jan./mar. 1986.

ENGLEDOW, Jack L. LENZ, R.T. Whatever happened to environmental analysis? Long Range Planning, v.18, n.2, p.93-106,1985.

FAHEY, Liam. KING, William R. Environrnental scanning for corporate planning. Business Horizons, v.20, n.4, p. 61-71, August 1977.

FULD, Leonard M.Administrando a concorrência. 2 ed. Rio de Janeiro: Record,1988. 220p.

.A recipe for business intelligence success. Thejournal ofBusiness Strategy, Jan./Feb. 1991. p.12-15.

GILAD, Benjamin. GILAD, Tamar. Strategic Planning: improving the input. Managerial Planning, v.33, n.6, p.10-13,17, May/June 1985.

GOODRICH, Robert Stuart. Monitoração do ambiente externo: uma necessidade para as organizações tecnológicas.Revista deAdministração de Empresas, v.27, n.l, p.5-10, jan./mar. 1987.

JAIN, SubhashC. Environmental scanning in U.S. corporations. Long Range Planning. v.17, n.2, p.117-128,1984.

KEEGAN, Wareen J. Multinational scanning: a study of the information sources utilized by headquarters executives in multinational companies. Administrative Science Quarterly, v.19, n.3, September 1974.

LAUTRÉ, Evelyne. O monitoramento informativo: da definição ao conteúdo. Ciência da Informação, Brasília, v.21,n.2, p.l32-135, maio/ago 1992.

NEWSOME, James. McLNERNEY, Claire. Environmental scanning and the information manager. Special Libraries. v.81, n.4, p.285-293, FalI 1990.

O'CONNELL, Jeremiah. ZIMMERMAN, John W. Scanning the international environment. California Management Review, v.22, n.2,p.15-23, Winter 1979.

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e concorrências.5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

SAPIRO, A. Inteligência empresarial: a revolução informacional da ação competitiva. Revista de Administração de Empresas, v.33, p.l06-117, maU jun. 1993.

SUBRAMANIAN, Ram. FERNANDES, Nirmala, HARPER, Earl. Environmental scanning in U.S. companies: their nature and their relationship to performance.Management International Review, v. 33, n. 3, p. 271-286, 1993.

THOMAS, Philips. Environmental scanning: the state of art. Long Range Planning, v.l3,n.l, p.20-25, Feb. 1980.

Downloads

Publicado

25-11-1999

Como Citar

Carvalho, A. M. A. de, & Neves, J. T. de R. (1999). O AMBIENTE EXTERNO À ORGANIZAÇÃO: O CASO DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES DE MINAS GERAIS. Transinformação, 11(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1548

Edição

Seção

ARTIGOS