USO DAS REDES ELETRÖNICAS POR DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Redes Eletrônicas, Internet, UniversidadesResumo
Caracteriza a estrutura da rede e servicos de acesso å Internet e o uso das redes eletrönicas pelos docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), para verificar aspossiveis correlacöes das diversas variåveis com as åreas do conhecimento. Os resultados demonstram que a Rede UELpossui uma estrutura com tecnologia de ponta, mas é necessårio que se proceda a melhoria na distribuicäo de microcomputadores e de servicos e a execucäo de programas de treinamento. Os docentes usuårios das redes eletrönicas na UEL estäo dispersos em todas as åreas do conhecimento, porém o grupo de Exatas é o mais significativo. sendo em sua maioria doutores do sexo masculino.
Downloads
Referências
ABELS, Eileen G.; LIEBSCHER, Peter; DENMAN, Daniel W. Factors that influence the use ofeletronic networks by science and engineering faculty at small institutions: part I. Journal of American Society for Information Science, v.47, n.2, p. 146-158, 1996.
BANE, Adele ; MILHEIN, William D. Possibilidades de Ia Internet: como usan Ia Internet 10s professores universitários. Revista Interamericana de Nuevas Tecnologias de Ia Informacion, v.2, n.2, p.47-54, Mayo/Ago. 1996.
BOTELHO, Tânia Mara; COSTA, sely Maria de Souza. O espaço quaternário no setor da informação: significado e perspectiva. Transinformação, Campinas, v.2, n.1, p.49-68, jan./abr. 1990.
DOUGHERTY, Jay. E-mail chega à maturidade. Folha de Londrina, Londrina, 26 out. 1998a. Folha Informática, p.2
Programas de busca acham o impossível. Folha de Londrina, Londrina, 23 nov. 1998b. Folha Informática, p. 2.
DUMANS, Maria Luiza Fontenelle. Internet: novas perspectivas para a biblioteca no ciberespaço. Transinformação, Campinas, v.5, n. 1-3, p. 72-79, jan./dez. 1993.
FERREIRA, Sueli Mara Soares Pinto. Redes eletrônicas e necessidades de informação. São Paulo, 1995. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.
FRANCO, Marcelo Araújo. As Tecnologias digitais da inteligência: impressões de um profissional da informática sobre a rede Internet. Campinas, 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação.Universidade Estadual de Campinas.
INTERNET 2 abre canais para pesquisa. Folha de Londrina, Londrina, 21 maio 1998. Folha
Informática, p.4
LAZINGER, Susan S.; BAR-LLAN, Judit; PERITZ Bluma C. Internet use by faculty members in various disciplines: a comparative case study. Journal of American Society for Information Science, v.48, n.6, p.508-518, 1997.
MANDEL, Arnaldo; SIMON, Invie; LYRA, Jorge L. Informação: computação e comunicação. [online]. Disponível na Internet via WWW. URL: http:// www.ime.usp.br/vis/abc/abc.html. Capturado em 28 abr. 1998.
MERCADANTE, Leila M. Z. Novas formas de mediação da informação. Transinformação, Campinas, v. 7, n. 1-3, p. 33-40, jan./dez. 1995.
PASCOE, Celina ; APPLEBEE, Ann ; CLAYTON, Peter. Tidal wave or ripple? the impact of Internet on the academic. Australian Library Review, v. 13, n.2, p. 144-155, may 1996.
TILLOTSON, Joy ; CHERRY, Joan ; CLINTON,
Marshall. Internet use throught the University of Toronto Library: demographics, destination and users' reactions. Information Technology and Libraries, v. 14, n.3, p. 190-196, sep. 1995.
VARGAS, I. A informação e as redes eletrônicas. Ciência da Informação, Brasília, v.23, n. l, p.7-8,jan./abr. 1994.
VIEIRA, Anna de Soledade. Redes de ICT e a participação brasileira. Brasília: IBICT, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Transinformação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.