Conforto térmico de uma unidade habitacional em contêiner marítimo na cidade do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2675-7885v3e2022a5526

Palavras-chave:

Conforto Térmico, Contêiner Marítimo, Energyplus, Simulação Computacional

Resumo

A construção civil tem buscado maneiras alternativas de ser uma atividade cada vez mais sustentável e menos nociva ao meio ambiente. A partir deste questionamento iniciou-se a busca por soluções plausíveis como novas tecnologias construtivas ou simplesmente materiais mais sustentáveis. Neste sentido, tem-se o surgimento da construção com contêiner marítimo, cuja destinação é modificada e, ao invés de ser um resíduo em cidades portuárias ao longo do mundo o contêiner marítimo é adaptado e se torna um módulo habitável para construção de diferentes tipologias arquitetônicas. Entretanto, para que o contêiner seja capaz de se tornar uma edificação habitável é necessário que sofra alterações, visto que foi construído para a acomodação de produtos do transporte aquaviário. Dentro destas alterações, a mais significativa é a sua adequação térmica, visto que o contêiner é uma caixa de aço corten, que é um excelente condutor térmico. Então, uma edificação construída a partir de um contêiner marítimo, será obrigada a utilizar de revestimentos térmicos que suportem o clima e tornem o ambiente minimamente confortável. Assim, este estudo pretende a partir de uma simulação computacional realizada no software EnergyPlus, analisar o desempenho térmico dos materiais utilizados nos revestimentos de uma unidade habitacional em contêiner marítimo localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Baseado nos resultados obtidos com a simulação computacional observou-se que os revestimentos utilizados são insuficientes para manter a temperatura interna menor comparado à temperatura externa. Sendo assim, os revestimentos são incapazes de atender as recomendações da NBR 15575 (2013) para a Zona Bioclimática 8.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. [S.l.]: ABNT, 2005.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15575-1: Edificações habitacionais: desempenho Parte 1: Requisitos gerais. [S.l.]: ABNT, 2013.

Carbonari, L. Reutilização de contêineres ISO na arquitetura: aspectos projetuais, construtivos e normativos do desempenho térmico em edificações no sul do Brasil. 2015. 196 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

Corte, P.; Dornelles, J.; Fernandes, F. Geração De Resíduos Em Obras Da Construção Civil Com A Utilização Do Sistema Steel Framing. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 2, 2020.

Fernandes, L. et al. Ilha do fundão, RJ: a Vila Residencial e a relação com a concentração de atividades de PD&I. Revista Ensaios, v. 11, p. 33-49, 2017.

Garrido, L. Green container architecture. Barcelona: Monsa, 2015. v. 3.

Iriarte, F. Proposta de edificação residencial modular em contêiner na cidade do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Silva, M. Edificações construídas a partir de contêineres marítimos: estudos de caso na região central de Minas Gerais. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

Viana, F. Análise de desempenho térmico em módulo de contêiner marítimo. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Carelli, T. D. da C., & Rola, S. M. (2022). Conforto térmico de uma unidade habitacional em contêiner marítimo na cidade do Rio de Janeiro. Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares, 3, 1–11. https://doi.org/10.24220/2675-7885v3e2022a5526

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa