PRESS RELEASE - A sustentabilidade como valor agregado na relação Brasil-China

2022-09-23

O artigo insere-se no debate sobre as mudanças climáticas e apresenta a nova etapa de desenvolvimento econômico da China, com a sustentabilidade sendo um tema central. Essa proposta tende a ser vantajosa ao Brasil, no entanto, desafios políticos e institucionais precisam ser superados.

A pandemia da Covid-19 intensificou a discussão no mundo sobre sustentabilidade, à medida que os serem humanos se tornaram mais vulneráveis a doenças transmitidas por animais, com graves consequências sanitárias e econômicas. Do ponto de vista da interação entre China e Brasil, a sustentabilidade assume características peculiares. O aumento da importância dos aspectos conhecidos pela sigla ESG mostra a necessidade de convergência dos investimentos, do capital humano e do comércio global em direção à Agenda Verde de 2030 da ONU.

Nesse sentido, uma forma de financiamento responsável, que leve em consideração critérios ESG, como “finanças verdes”, tende a intensificar o busca por padrões de sustentabilidade. Porém, os desafios para fomentar a sustentabilidade são complexos. No caso específico das relações bilaterais entre China e Brasil, temáticas como segurança alimentar, energias renováveis e diminuição de gargalos na logística de exportação devem crescer.

Por isso, o objetivo é inserir a discussão sobre crescimento econômico e cadeias globais de abastecimento na temática sobre sustentabilidade, apontando os diversos desafios políticos e institucionais que precisam ser superados.

Este artigo faz então uso de revisão bibliográfica para identificar pontos de congruência e divergência para contribuir com um melhor entendimento do contexto e assim informar decisões e políticas a respeito do tema.

 

Confira o artigo na íntegra: https://doi.org/10.24220/2675-7885v3e2022a5568

_________________________________________

#China #ESG #Agendaverde #Sustentabilidade #Carbononeutro

Leia mais:

Denny, D. M. T. Human rights and market access. Revista de Direito Internacional, v. 15, n. 2, p. 202–220, 2018.

Peneluppi JR.; Bulla, O. Socialismo de mercado: eficácia da resposta da China à pandemia da covid-19. Revista de Ciências Humanas, v. 1 n. 1, 2022.

________________________________________

Olívia Bulla

UFABC, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: olivia.bulla@ufabc.edu.br

 

Renato Peneluppi Júnior

HUST, Wuhan, Hubei, China. E-mail: repeneluppi@gmail.com

 

Danielle Mendes Thame Denny

ESALQ, Piracicaba, SP, Brasil. E-mail: denny.thame@usp.nr

 

Heloisa Lee Burnquist

Universidade de São Paulo, SP, Brasil. E-mail: hlburnqu@usp.br