Avaliação em educação: um estudo sobre as políticas de avaliação institucional nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva
Palavras-chave:
Política de Avaliação, Regulação, Educação SuperiorResumo
O trabalho analisa as políticas de avaliação para a educação superior dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. A política de avaliação, no governo FHC, caracterizou-se pela preocupação com o desempenho institucional por meio de iniciativas de avaliação isoladas. A avaliação assumiu um caráter somativo e classificatório, por basear-se numa concepção tecnicista que enfatizava o controle por desempenho e a produtividade, segundo uma lógica economicista-instrumental. No governo Lula, a política de avaliação caracterizou-se pela visão sistêmica, sendo o SINAES um reflexo da combinação entre as abordagens quantitativa e qualitativa da avaliação. A concepção de avaliação apresenta-se como formativa no discurso, mas dentro de um modelo progressista, cuja lógica democrático-participativa se insere num projeto avaliativo, que visa produzir processos sociais de compreensão das instituições, buscando a melhoria. Apontamos, assim, para a transição de modelos que possibilitaram o surgimento de uma outra visão de avaliação e educação.
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