Intervenções on-line para promover a autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior

revisão da literatura brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8866

Palavras-chave:

Aprendizagem autorregulada, Intervenção on-line, Universitários

Resumo

As competências autorregulatórias são cada vez mais necessárias no meio acadêmico universitário, contudo os modelos presenciais para a promoção da autorregulação da aprendizagem não conseguem atender a demanda de estudantes que precisam desenvolver essas competências, devido à escassez de intervenções oferecidas. Para ampliar as possibilidades, modelos de intervenção on-line têm sido usados como aliados da autorregulação entre os estudantes universitários. Apesar dos esforços nessa direção, poucas iniciativas foram encontradas na literatura brasileira. Este estudo objetiva examinar a literatura nacional sobre ferramentas on-line voltadas para a promoção do desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem de estudantes no Ensino Superior. Fez-se uma revisão sistemática de natureza empírica de trabalhos publicados entre 2017 e 2023, nas seguintes bases de dados: SciELO, Redalyc, Portal de Periódicos da Capes e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Foram analisados oito trabalhos, sendo seis dissertações e duas teses. Os resultados indicaram a prevalência de ferramentas que abordam a autorregulação da aprendizagem de forma indireta, além de uma tendência em incorporar recursos que permitem estimular o desenvolvimento dos processos autorregulatórios nas plataformas virtuais de aprendizagem. Espera-se que novas ferramentas on-line sejam implementadas, para que os processos autorregulatórios se tornem cada vez mais acessíveis aos estudantes universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araka, E. et al. Research trends in measurement and intervention tools for self-regulated learning for e-learning environments – systematic review (2008–2018). RPTEL, v. 15, n. 6, p. 1-21, 2020.

Brandão, G. C. A. Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

Carvalho, M. F. MAAGICA: Modelo para Autorregulação da Aprendizagem e Gamificação intencional de conteúdos e atividades. 2020. 263 f. Dissertação (Mestrado profissional em Informática na Educação) – Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2020.

Cerezo, R. et al. Programas de intervención para la mejora de las competencias de aprendizaje autorregulado en educación superior. Revista Perspectiva Educacional, v. 50, n. 1, p. 1-30, 2011.

Cerezo, R. Promoción de competencias de autorregulación del aprendizaje en estudiantes universitarios. 2010. 519 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Oviedo, Oviedo. 2010.

Cruz, E. S. Avaliação do uso de métricas metacognitivas no processo de aprendizagem mediado por ambientes virtuais. 2019. 118 f. Dissertação (Mestre em Ciência da Computação) – Universidade Federal do ABC, Santo André, 2019.

Edisherashvili, N. et al. Supporting Self-Regulated Learning in Distance Learning Contexts at Higher Education Level: Systematic Literature Review. Frontier in Psychology. v. 12, n. 792422, p. 1-21, 2022.

França, R. S.; Tedesco, P. C. A. R. Autorregulação da aprendizagem em tecnologias educacionais: tendências e oportunidades. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n. 25, p. 42-55, 2020.

Freitas-Salgado, F. A. D. E. Autorregulação da aprendizagem: intervenção com alunos ingressantes do Ensino Superior. 2013. 172 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

Ganda, D. R.; Boruchovitch, E. Intervenção em autorregulação da aprendizagem com alunos do ensino superior: análise da produção científica. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 10, n. 3, p. 3-25, 2019.

Hernández Barrios, A.; Camargo Uribe, A. Autorregulación del aprendizaje en la educación superior en Iberoamérica: una revisión sistemática. Revista latinoamericana de Psicología, v. 49, n. 2, p. 146-160, 2017.

Jivet, I. et al. Awareness Is Not Enough: Pitfalls of Learning Analytics Dashboards in the Educational Practice. In: Lavoué, É. et al. (ed.). Data Driven Approaches in Digital Education. EC-TEL 2017. Cham: Springer, 2017. p 82-96 (Lecture Notes in Computer Science - LINCS, v. 10474).

Lim, L., et al. Effects of real-time analytics-based personalized scaffolds on students’ self-regulated learning. Computers in Human Behavior, v. 139, e107547, 2023.

Maciel, A. G.; Alliprandini, P. M. Z. Autorregulação da aprendizagem: panorama nacional dos estudos de intervenção no Ensino Superior. Revista Cocar, v. 12, n. 23, p. 145-167, 2018.

Miranda, C. A. G. R. Desenvolvimento da plataforma APRENDIZagem: programa on-line para promoção de processos e estratégias de autorregulação da aprendizagem em universitários. 2021. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.

Page, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Systematic Reviews, v. 10, n. 89, p. 1-11, 2021.

Pelissoni, A. M. S. Eficácia de um programa híbrido de promoção da autorregulação da aprendizagem para estudantes do Ensino Superior. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

Pérez-Álvarez, R. et al. Tools Designed to support self-regulated learning in online learning environments: a systematic review. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 15, n. 4, p. 508-522, 2022.

Ramdass, D.; Zimmerman, B. J. Developing self-regulation skills: the important role of homework. Journal of Advanced Academics, v. 22, n. 2, p. 194-218, 2011.

Rosário, P. et al. Promover as competências de estudo na Universidade: projecto “Cartas do Gervásio ao seu umbigo”. Psicologia e Educação, v. 4, n. 2, p. 57-69, 2005.

Rosário, P. et al. Self-Regulated learning: a systematic review based in SciELO Journals. Universitas Psychologica, v. 13, n. 2, p. 781-798, 2014.

Sáez, F. M. et al. Revisión Sistemática sobre Competencias de Autorregulación del Aprendizaje en Estudiantes Universitarios y Programas Intracurriculares para su Promoción. Formación Universitaria, v. 11, n. 6, p. 83-98, 2018.

Santos, J. R. Acompanhamento da aprendizagem pelo estudante por meio de Learning Analytics Dashboards no Ambiente Virtual Moodle. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal do ABC, São Paulo, 2020.

Sartori, F. Scrum em sala de aula: metodologia ágil como forma de promoção de processos autorregulatórios da aprendizagem discente. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado profissional em Informática na Educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, 2018.

Silva, J. C. S. Uma Abordagem de Learning Analytics para a autorregulação da aprendizagem de estudantes em sala de aula invertida. 2018. 248 f. Tese (Doutorado em Ciência da computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

Silva, V. C. Smartlearning: um processo de aprendizagem baseado na autorregulação. 2017. 117 f. Dissertação (Mestredo em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

Zimmerman, B. J. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychologist, v. 48, n. 3, p. 135-147, 2013.

Zimmerman, B. J.; Pons, M. M. Development of a structured interview for assessing student use of selfregulated learning strategies. American Educational Research Journal, v. 23, n. 4, p. 614-628, 1986.

Zimmerman, B. J.; Tsikalas, K. E. Can Computer-Based Learning Environments (CBLEs) Be Used as Self-Regulatory Tools to Enhance Learning? Educational Psychologist, v. 40, n. 4, p. 267-271, 2005.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Miranda, C. A. G. R., & Boruchovitch, E. (2024). Intervenções on-line para promover a autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior: revisão da literatura brasileira. Revista De Educação PUC-Campinas, 29, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8866

Edição

Seção

Artigo de Revisão