O papel do formador de professores de Geografia nas redes públicas de um município paulista
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8633Palavras-chave:
Educação, Ensino de Geografia, Formação continuada, Formador de professores, Redes públicas de ensinoResumo
O presente artigo discute o papel dos formadores de professores de Geografia das redes públicas de um município paulista, sob a perspectiva dos próprios sujeitos. As reflexões apresentadas fazem parte de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico, finalizada, na área da Educação. A referida investigação coletou dados por intermédio de entrevistas, utilizando roteiros semiestruturados, com três formadores de professores que atuavam em diferentes instituições das redes públicas de ensino. Eles representavam a totalidade de formadores para a disciplina de Geografia no município da pesquisa. Os resultados demonstram que os participantes buscam romper com as práticas formativas diretivas. De modo inverso, eles auxiliam os professores na promoção de mediações e formações dialogadas. Os resultados revelaram dificuldades, por parte dos formadores, em descrever o papel que desempenhavam junto aos professores de Geografia, que apesar de possuírem concepções similares aos primeiros, encontravam contextos de atuação e prioridades formativas das instituições distintas.
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Referências
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