Base Nacional Comum Curricular e a Agenda 2030

perspectivas para a saúde na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8563

Palavras-chave:

Educação escolar, Objetivos de desenvolvimento sustentável, Promoção da saúde

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o tema saúde nas competências e habilidades da área de Educação Física da Base Nacional Comum Curricular brasileira e sua relação com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Para tanto, foi realizada uma análise documental das seguintes produções: 1) a Base Nacional Comum Curricular; 2) o documento “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, e; 3) os “Documentos temáticos: objetivos de desenvolvimentos sustentáveis”. Como resultado, encontrou-se que a saúde ainda é um tema pouco explorado no documento norteador, principalmente nas competências e unidades curriculares da área de Educação Física no Ensino Fundamental – anos iniciais. Entretanto, a saúde parece caminhar na direção de uma visão ampliada, em sintonia com os preceitos da Agenda 2030 e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, alinhada às políticas públicas de cuidado em saúde.

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Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Borges, Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Marcelo Andrade Silva, Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Praia Grande

Secretaria de Educação

Rogério Cruz de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Ciências do Movimento Humano, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Programa de Educação Tutorial - Educação Física

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Oliveira Borges, E., Andrade Silva, M., & Cruz de Oliveira, R. (2023). Base Nacional Comum Curricular e a Agenda 2030: perspectivas para a saúde na Educação Física. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8563

Edição

Seção

Artigos