Trajetórias acadêmicas de diplomadas(os) em Ciências da Educação
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8562Palavras-chave:
Ciências da Educação, Ensino Superior, Relação Educação-TrabalhoResumo
A presente pesquisa, alicerçada no conhecimento produzido em torno da profissionalidade em Ciências da Educação, teve por objetivo explorar as trajetórias acadêmicas de ex-estudantes do curso de Ciências da Educação com uma experiência profissional superior a 7 anos. Para tal, construíram-se 21 retratos sociológicos com o propósito de captar as trajetórias acadêmicas e os caminhos profissionais destas pessoas. A partir destes retratos, procedeu-se à tipificação das trajetórias acadêmicas por meio da construção de ideais-tipo: lineares, de especialização, de reformulação e de reconstrução. Numa perspetiva ampla, as trajetórias acadêmicas surgem imbricadas com os percursos profissionais, suscitando reflexões profundas em torno da profissionalidade em Ciências da Educação.
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