Rede de conversação universidade e escola

discussões e reflexões sobre o ensino de Estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8489

Palavras-chave:

Estatística, Formação de Professores, Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, Técnicas de Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar como uma rede de conversação instituída entre uma universidade e uma escola (re)pensou o ensino de Estatística na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A constituição dessa rede de conversação, formada por professoras da escola e por professoras e estudantes da universidade, foi fundamentada no respeito pelo outro e na legitimação dos saberes. Os conceitos estatísticos foram discutidos a partir de propostas de atividades idealizadas na rede e inspiradas em pesquisas de integrantes do Grupo de Trabalho em Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Assim, por meio da literatura infantil, do ensino através da pesquisa e da observação de fenômenos, conceitos estatísticos foram abordados em diferentes contextos — o que possibilitou experienciar outras realidades. As conversações estabelecidas de forma recorrente entre escola e universidade fomentaram a construção de um pensamento crítico sobre o ensino da Estatística.

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Biografia do Autor

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Matemática, Estatística e Física, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Rejane Conceição Silveira da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Instituto de Física e Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática a Distância

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Samá, S., & Conceição Silveira da Silva, R. (2023). Rede de conversação universidade e escola: discussões e reflexões sobre o ensino de Estatística. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8489

Edição

Seção

Dossiê Práticas Pedagógicas e Processos Educativos em Educação Estatística