A Compreensão de Termos Estatísticos

o que é Censo e qual é a sua utilização no cotidiano?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7501

Palavras-chave:

Análise textual multivariada, Brasil , Censo, Conceitos estatísticos, Ensino Fundamental e Médio

Resumo

O objetivo deste trabalho foi discutir e comparar o uso ambíguo do conceito de censo estatístico feito por 44 alunos do ensino fundamental (11 a 14 anos) e 65 alunos do ensino médio (15 a 19 anos) de uma escola estadual do município de São Paulo. Buscou-se identificar os significados por meio do conhecimento do dia a dia e/ou do que aprenderam na escola. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foram realizadas análises textuais multivariadas e a Classificação Hierárquica Descendente por meio do software Interface R para Texto Multidimensional e Análise de Questionário. Os resultados revelaram que os alunos do ensino fundamental e médio trouxeram definições sobre o vocábulo “censo” e diferentes aspectos de sua utilização. No entanto, o resultado foi basicamente apoiado pela busca ou pesquisa em sites na internet. Foram observadas ambiguidades tendo em vista que diversos conceitos estatísticos surgiram nas definições apresentadas, mas, por terem sido colhidas através de um simples “copia-e-cola”, não foi verificada, necessariamente, a apropriação desses termos e conceitos estatísticos. Ademais, não foi abordado o aspecto relativo à maneira como o censo é realizado e seu contraponto com a seleção amostral.

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Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Centro de Matemática, Computação e Cognição e Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática

Sandra Salerno, Universidade Federal do ABC

Centro de Ciências Naturais e Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática

Ana Meiri de Oliveira Morais, Universidade Federal do ABC

Centro de Ciências Naturais e Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Oliveira Júnior, A. P. de, Salerno, S., & Oliveira Morais, A. M. de. (2023). A Compreensão de Termos Estatísticos: o que é Censo e qual é a sua utilização no cotidiano?. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7501

Edição

Seção

Dossiê Práticas Pedagógicas e Processos Educativos em Educação Estatística