Aula e formação: rastreio de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6606

Palavras-chave:

Arquivo, Aula, Capes, Formação inicial e professores

Resumo

O presente artigo deriva de um projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Esta investigação foi realizada por uma bolsista de iniciação científica, em conjunto com uma bolsista de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino  da mesma Universidade, orientadas pela professora coordenadora do Grupo. O objetivo da pesquisa foi arquivar e arquivizar as teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino (publicadas no período de 2013 a 2020) que operam com a noção de aula na formação inicial de professores no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, utilizou-se, como referencial teórico-metodológico, a noção de arquivo de Michel Foucault. Como procedimentos arquivísticos, operou-se com os dispositivos de arquivamento e arquivização, a partir de Aquino e Val. Dispondo do arquivo e dos demais procedimentos citados, foi possível observar os enunciados correspondentes às noções em destaque – aula e formação inicial de professores. A investigação não tem a intenção de exibir uma definição das noções; todavia, evidenciou o modo como elas emergiram nesse arquivo. Dessa forma, verifica-se, como resultado, uma quase-invisibilidade das noções de “aula” e de “formação inicial de professores” na produção de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino no Brasil (período de 2013 a 2020).

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Biografia do Autor

Eduarda Grosseli, Universidade do Vale do Taquari, Centro de Ciências da Vida

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

Grosseli, E., Weirich Ribeiro, I., & Vier Munhoz, A. (2023). Aula e formação: rastreio de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino: . Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6606

Edição

Seção

Artigos