O lugar da cultura na formação inicial de professores de Química no norte do Brasil

Autores

  • David Alan Araújo de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores https://orcid.org/0000-0002-6990-5524
  • Josias Martins dos Anjos Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores https://orcid.org/0000-0002-1293-7234
  • Maria Lúcia Tinoco Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro. https://orcid.org/0000-0003-1651-0219

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6454

Palavras-chave:

Formação de professores, Multiculturalidade, Currículo, Educação

Resumo

O presente artigo propõe-se a analisar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de Química das Instituições Federais de Ensino Superior presentes na região norte brasileira a fim de identificar se os conteúdos referentes à cultura, previstos nas diretrizes para formação de professores, estão sendo incluídos nas propostas curriculares. Os documentos referidos foram obtidos nos sites das Instituições e via e-mail. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de divisão em unidades temáticas. Na presente pesquisa constatou-se que os aspectos culturais, em termos gerais, estão sendo incluídos nas matrizes curriculares. Em especial, há a abordagem generalizada da cultura e questões étnicas em detrimento da relação entre os conhecimentos tradicionais amazônicos/indígenas e os científicos. Pouco se valoriza a cultura amazônica nos documentos analisados, o que distancia os debates científico-culturais propícios à significação do ensino de Química. Nesse sentido, é urgente repensar os currículos dos cursos de formação inicial de professores de Química, de modo a contribuir não apenas com a aprendizagem científica, mas também com a valorização dos conhecimentos tradicionais.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Jesus, D. A. A. de, Martins dos Anjos Cruz, J., & Pacheco , M. L. T. (2023). O lugar da cultura na formação inicial de professores de Química no norte do Brasil. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6454

Edição

Seção

Artigos