Educar as emoções e desenvolver habilidades socioemocionais no Ensino Básico de Português

estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a5917

Palavras-chave:

Competências emocionais, Emoções, Ensino Básico, Habilidades sociais, Inteligência emocional

Resumo

O artigo aborda a educação para as emoções, ministrada a alunos de duas turmas do 4º ano do Ensino Básico de Português. O estudo, realizado entre o final de 2019 e começo de 2020 (pré-pandemia), pretendeu desenvolver a inteligência emocional e habilidades socioemocionais naqueles alunos de modo a melhorar o desempenho escolar, as relações interpessoais, a convivência e o ambiente educativo de aula. O marco teórico-conceptual norteou-se por uma bibliografia sócio e psicopedagógica sobre as emoções, a inteligência emocional e as habilidades sociais, destacando-se referências a Salovey, Mayer e Caruso e colaboradores, Fernández-Barrocal, Extremera e Fernández-Barrocal, Zurita etc. Utilizou-se a metodologia qualitativa (estudo de caso), inserida no paradigma interpretativo, com aplicação de um programa de intervenção. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: observação do participante e documental; entrevista semiestruturada a dois professores; Teste Sociométrico de Amizade e prova de análise/reflexão com sete situações escolares cotidiana para desenvolver habilidades emocionais, além de notas de campo. Foram cumpridas as regras éticas e legais. Os resultados confirmaram um incremento nas relações interpessoais de amizade, desenvolvimento do conhecimento das próprias emoções e das dos outros, melhoria nas habilidades sociais e no clima educativo. Valorizou-se a importância de desenvolver a inteligência emocional e as competências emocionais na escola para melhorar a convivência escolar.

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

Martins, E. C. (2023). Educar as emoções e desenvolver habilidades socioemocionais no Ensino Básico de Português: estudo de caso. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a5917

Edição

Seção

Artigos