Extensão universitária e formação docente: diálogos com a Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5089

Palavras-chave:

Formação docente, Programas de extensão, Universidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre os movimentos realizados por dois programas de extensão desenvolvidos no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. A partir de uma perspectiva dialógica e histórico- -crítica, reúne problematizações e discussões teóricas sobre experiências na formação de professores. Nesse sentido, coloca em análise o papel das universidades na formação docente inicial e continuada de forma colaborativa com a Educação Básica, destacando princípios e parcerias nas quais o compromisso e a aprendizagem mútua são articulados continuamente. Os resultados destacam a pertinência desses trabalhos como possibilidade de ampliação do processo de autonomia e autoria docente e do fortalecimento do compromisso social e político das ações de extensão na educação.

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Biografia do Autor

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Geografia. Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorobi, 888037-000, Florianópolis, SC, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: R.E.M.W. MARTINS. E-mail: <rosa.martins@udesc.br>.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia. Florianópolis, SC, Brasil.

Alba Regina Battisti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia. Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

Militz Wypyczynski Martins, R. E., Martins Filho, L. J., & Battisti de Souza, A. R. (2021). Extensão universitária e formação docente: diálogos com a Educação Básica. Revista De Educação PUC-Campinas, 26, 1–13. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5089