Alfabetização e síndrome de Down nas pesquisas brasileiras | Literacy and Down syndrome in brazilian researches

Autores

  • Daiane Rodrigues de Almeida Universidade Feevale, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social. http://orcid.org/0000-0003-3993-1657
  • Viviane Cristina de Mattos Battistello Universidade Feevale, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social. http://orcid.org/0000-0002-0482-8927
  • Lisiane Machado de Oliveira Menegotto Universidade Feevale, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social http://orcid.org/0000-0001-5670-9332
  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social http://orcid.org/0000-0003-0658-5508

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4910

Palavras-chave:

Alfabetização. Educação especial. Processos cognitivos. T21.

Resumo

 A síndrome de Down é gerada pelo excesso de material genético do cromossomo 21, ocasionando diversas comorbidades, entre elas o comprometimento cognitivo e motor, fato que gera preocupação para pais e professores em relação à alfabetização. Diante do exposto, a problemática de pesquisa visa a investigar quais são as publicações brasileiras sobre alfabetização para pessoas com síndrome de Down. A presente revisão de literatura, que não definiu período para as publicações selecionadas, teve por objetivo geral apresentar os resultados de pesquisas brasileiras que abordam essa temática. O método constou de levantamento e análise dos textos disponíveis nas bases de dados do Portal de Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online, Google Acadêmico e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo por meio de buscas com as expressões “Síndrome de Down” e “Alfabetização”. Os principais resultados foram organizados conforme a seguinte classificação: estudos que abordam estratégias utilizadas por crianças com síndrome de Down para ler e/ou escrever, estudos que correlacionam habilidades fonológicas, pesquisas que descrevem como foi o processo de alfabetização e os que têm como foco o professor durante a alfabetização. Pode-se concluir que há carência de estudos que descrevem os processos cognitivos envolvidos no processo de alfabetização da pessoa com síndrome de Down, bem como trabalhos que correlacionam verbalização e produção escrita para a referida síndrome.

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Biografia do Autor

Daiane Rodrigues de Almeida, Universidade Feevale, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social.

Psicopedagoga , Mestre em Reabilitação e Inclusão, Doutoranda em Inclusão Social e Diversidade Cultural, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento . Atualmente desenvolve projeto de pesquisa na área da Alfabetização e do Letramento com objetivo de estabelecer relação entre estas competências e seu uso nas Atividades Instrumentais de Vida Diária da pessoa com T21. Tem experiência em intervenção Clínica e Institucional, envolvendo a prevenção e intervenção das dificuldades de aprendizagem. Atua nas áreas de Alfabetização,Letramento, Síndrome de Down e Inclusão

Viviane Cristina de Mattos Battistello, Universidade Feevale, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social.

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE/2019) Mestrado Profissional em Letras (FEEVALE/2019). Possui graduação em Letras-Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (FEEVALE/2005) e graduação em Pedagogia (UNINTER/2016). Especialista em Processo de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem (FEEVALE/2009). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNILASALLE/2012). Especialista em Formação de Docentes e de Tutores (Orientadores acadêmicos) em EAD (UNINTER/2013). Especialista em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas (INFOCO/2015). Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva (UNINTER/2016). Tem experiência nas áreas de: Aquisição da Leitura e da Escrita, Letramento, Letramento Emergente, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Distúrbios de Aprendizagem, Leitura. Bolsista CAPES

Lisiane Machado de Oliveira Menegotto, Universidade Feevale, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), Especialização em Diagnóstico e Tratamento de Transtornos do Desenvolvimento pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre (2000), Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( 2001) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente, é professora da Universidade Feevale, ministrando cursos de Psicologia e de Pós-Graduação. Ele é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, envolvendo prevenção, promoção e intervenção em saúde mental, especialmente em contextos clínicos e escolares. Atua principalmente nos segue os temas: Psicanálise e Educação, Infância, Subjetividade e Síndrome de Down, Inclusão e Bullying Escolar. Atua na área de Psicologia Clínica.


Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação Diversidade Cultural e Inclusão Social

Graduada em Letras- Português/Alemão (1993), Especialista em Linguística do Texto (1996) e Mestre em Ciências da Comunicação (1999) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora permanente do Mestrado Profissional em Letras, professora colaboradora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, variação linguística e ensino.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Almeida, D. R. de, Battistello, V. C. de M., Menegotto, L. M. de O., & Martins, R. L. (2020). Alfabetização e síndrome de Down nas pesquisas brasileiras | Literacy and Down syndrome in brazilian researches. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–13. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4910

Edição

Seção

Alfabetização e processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas