Planejamento de gestão universitária: identidade e regulação | University management planning: Identity and regulation

Autores

  • Soraia kfouri Salerno Universidade Estadual de Londrina
  • João Carlos Batista Leite Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4606

Palavras-chave:

Gestão universitária. Planejamento educacional. Planejamento estratégico.

Resumo

  O presente estudo analisa o planejamento de gestão universitária como construção de identidade e regulação para a Instituição de Educação Superior. O instrumento de planejamento em questão é o Plano de Desenvolvimento Institucional, pois é um recurso de gestão que estabelece diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e estratégias a serem utilizadas para atingir metas, objetivos e ações que a instituição pretende desenvolver, explicitando sua identidade. Utilizou-se do método de pesquisa qualitativa, por pesquisa bibliográfica, com respaldo teórico no Planejamento Estratégico Situacional à luz da abordagem de Carlos Matus. A análise documental de fontes como Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Londrina, bem como a aplicação de entrevista semiestruturada foram utilizadas para trazer elementos de uma universidade para reflexão. Objetivou-se com este estudo reconhecer quais os desafios encontrados pela Universidade para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, em especial a Universidade Estadual de Londrina, considerando o processo recente de elaboração pela instituição e sua regulação pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. No complexo papel da universidade, o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional tem apresentado desafios internos sobre a mobilização e a participação da comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia kfouri Salerno, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Políticas Educacionais e Sistemas Educativos, pela Unicamp, docente associado da Universidade Estadual de Londrina, CECA/Educação. ORCID:https://orcid.org/0000-0001-5912-7733

João Carlos Batista Leite, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Londrina. E-mail: jocabale@gmail.com. ID0000-0002-4154-9281

Referências

Brasil. Decreto no 3.860, de 9 de julho de 2001. Dispõe sobre a organização do Ensino Superior, avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3860.htm. Acesso em: 11 maio 2018.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 7 set. 2017.

Brasil. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 27 mar. 2018.

Brasil. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Organizações sociais. 5. ed. Brasília: MARE, 1998. (Cadernos MARE da Reforma do Estado, v.2). Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosmare/caderno02.pdf. Acesso em: 10 abr. 2018.

Brasil. Ministério da Educação. Projeto Conselho Nacional de Educação/Unesco: 914BRZ1144.3: Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade. Brasília: MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=26131-produto3-panorama-nacional-efetivacao-gestao-democratica-edu-publica-superior-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 mar. 2018.

Brasil. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 1.382, de 31 de outubro de 2017. Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-13822017-10-31.pdf. Acesso em: 11 maio 2018.

Cecílio, L.C.O. Pensando o planejamento na universidade. Revista de Administração de Empresas, v.41, n.2, p.2-7, 2001. Disponível em: bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/download/37717/36467. Acesso em: 22 abr. 2018.

Chauí, M. A universidade operacional. Revista da Avaliação da Educação Superior, v.4, n.3, p.3-6, 1999. Supl. 1. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/issue/view/100. Acesso em: 4 out. 2017.

Dagnino, R.P. Planejamento estratégico governamental. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. p.85

Dal Magro, C.B.; Rausch, R.B. Plano de desenvolvimento institucional de universidades federais brasileiras. Administração Ensino e Pesquisa, v.13, n.3, p.427-453, 2012. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/85/167. Acesso em: 9 set. 2017.

Dal Moro, E.L. A qualidade do Ensino Superior x credenciamento universitário: o PDI em ação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. Disponível em: https://repositorio. ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35638. Acesso em: 9 set. 2017

Duarte, M.T.; Nascimento, J.; Rodrigues, W. O uso do planejamento estratégico situacional (PES) em universidades públicas: o caso da pró-reitoria de avaliação e planejamento da Universidade Federal do Tocantins. Revista Observatório, v.3, n.4, p.562-580, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/.../3381/9797/. Acesso em: 5 out. 2017.

Freitas, A.R.; Oliveira, N.C. Planejamento e gestão estratégica. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2014.

Iida, I. Planejamento estratégico situacional. Produção, v.3, n.2, p.113-125, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65131993000200004. Acesso em: 8 set. 2017.

Marx, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1989.

Marx, K. O capital: crítica da economia política. 20. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

Matus, C. El líder sin Estado Mayor. La Paz: Fondo Editorial Altadir, 1997.

Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 25: e204606, 2020 https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4606

Matus, C. O plano como aposta. In: Giacomoni, J.; Pagnussat, J.L. (org.). Coletânea planejamento e orçamento governamental. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública, 2007. p.

-144. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/805. Acesso em: 5 set. 2017.

Salerno, S.C.K. Administração escolar e educacional: planejamento, políticas e gestão. Campinas: Alínea, 2007.

Silva Júnior, J.R.; Ferretti, C.J. O institucional, a organização e a cultura da escola. São Paulo: Xamã, 2004.

Triviños, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Universidade Estadual de Londrina. Relatório da comissão instituída pela portaria nº2554/2009. Londrina: UEL, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/proplan/Relatorio_PDI_ PPPI_Versao_08dez09_Internet.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.

Universidade Estadual de Londrina. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2021. Londrina: UEL, 2016. Disponível em: www.uel.br/proplan/portal/pages/diretoria-de-avaliacao-institucional/pdi-2016---2021.php. Acesso em: 26 mar. 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

Salerno, S. kfouri, & Leite, J. C. B. (2020). Planejamento de gestão universitária: identidade e regulação | University management planning: Identity and regulation. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–14. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4606