Desempenho acadêmico no primeiro ano da graduação: o caso do curso de Estatística da Universidade Federal de Goiás | Academic performance in the freshman year of undergraduate studies: The case of the Universidade Federal de Goiás Statistics course

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4514

Palavras-chave:

Educação Superior, Evasão, Reprovação.

Resumo

Este estudo se propõe a mapear o desempenho acadêmico dos estudantes do primeiro ano do curso de Estatística da Universidade Federal de Goiás, em 2017. Para isso, foram analisados os históricos acadêmicos de  todos os alunos que cursaram os dois primeiros semestres letivos com regularidade, sem abandonar ou trancar o curso. Essa escolha foi feita para que se pudesse comparar o desempenho acadêmico dos alunos no primeiro e no segundo semestre. Os dados dos históricos foram analisados por meio de estatística descritiva para avaliar medidas de posição e dispersão. Testes não paramétricos foram aplicados para analisar a igualdade entre médias e medianas. Além disso, um modelo de regressão linear simples permitiu fazer previsões da média do segundo semestre, tendo como variável preditora a média do primeiro semestre. Como resultado, o estudo evidenciou uma significativa exclusão no primeiro ano do curso, além de percentual importante de reprovação nos dois semestres letivos, no caso dos estudantes que permaneceram na graduação.

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Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística.

Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística, Curso de Estatística.

Heloisio Caetano Mendes, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

Rosa, C. de M., Santos, F. F. T. dos, & Mendes, H. C. (2019). Desempenho acadêmico no primeiro ano da graduação: o caso do curso de Estatística da Universidade Federal de Goiás | Academic performance in the freshman year of undergraduate studies: The case of the Universidade Federal de Goiás Statistics course. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(3), 411–424. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4514