A construção curricular do ensino superior no Brasil numa perspectiva histórico-sociológica da educação: da colônia à república

Autores

  • Irton Milanesi

Resumo

"As desigualdades entre as classes sociais bem como a dissimulação daquilo que as produz (pela educação) são produto da ordem econômica capitalista. O Estado que regulamenta, dirige e empreende a educação é o mesmo Estado que regulamenta, dirige e empreende a ordem eco­nômica" (Luís Antônio Cunha, 1975).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUNHA, Luís Antônio. Educação e Desenvol­vimento Social no Brasil. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977.

__________. A Universidade Temporã: o ensino superior da Colônia a Era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/ Edições UFC, 1980.

GERMANO, J. W.EstadoMilítareEducaçãono Brasil.São Paulo: Cortez, 1993. (caps. 1 e 2).

MACHADO, L. R. de Souza. Politecnia Escola Unitária e Trabalho. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1989 (Caps 1,2 e 3).

NORONHA, Olinda Maria. História do Ensino Superior no Brasil -levantamento, cataloga­ção e análise das fontes documentais da História a Educação Brasileira: o ensino no período de D. João VI e Império -inédito janeiro de 1998.

ROMANELLI. O. A Organização do Ensino e o Contexto Sócio-polftico após 1930. ln: His­tória da Educação no Brasil. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

Downloads

Publicado

1998-11-30

Como Citar

Milanesi, I. (1998). A construção curricular do ensino superior no Brasil numa perspectiva histórico-sociológica da educação: da colônia à república. Revista De Educação PUC-Campinas, 3(5). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/437

Edição

Seção

Artigos