O cotidiano da escola: para além das aparências
Resumo
"A oficialidade não concebe a existência de outras vozes e lados. Talhados todos os caminhos, fechados os espaços, nada lhes resta senão buscar acomodação nas bordas, nas beiras, à margem. Vindo à luz, o avesso causa escândalo". (Nilma Gonçalves Lacerda. Manual de Tapeçaria)
Downloads
Referências
DELAMONT,S. e HAMILTON,D. A pesquisa em sala de aula: uma crítica e uma nova abordagem. ln: PATTO, M.H.S. (org). Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A.Queiroz, 1981, p.378-98. 1976.
EZPELETA, J. e ROCKWELL, E. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1986.
FERNANDES, F. O desafio educacional. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
FREIRE, P. Paulo Freire:o andarilho do óbvio - depoimento. Versus,(8), março, 1977.
GOMES, R. Crítica da razão tupiniquim. Porto Alegre: Ed.Movimento/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1977.
HOHLFELDT, A. Apresentação do livro de Contos: Histórias Ordinárias. Porto Alegre: Ed. Movimento, 1977.
MIRANDA,M.M. Os usos sociais da escrita no cotidiano das camadas populares. Belo Horizonte, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação/UFMG, 1991.
MOREIRA,A.F.B. Escola, Currículo e a cons rução do Conhecimento. Simpósio sobre o tema na VI Conferência Brasileira de Educação, São Paulo: USP, set/1991. Editado em 1992, na Coletânea CBE: Escola Básica. Campinas: Papirus, 1991.
PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.
TRAGTENBERG, M. A delinqüência acadêmica. Educação & Sociedade. São Paulo, (3):76-82, maio/1979.