Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4245

Palavras-chave:

Bullying. Estudo de caso. Fracasso escolar. Violência juvenil.

Resumo

Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Saraiva, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

Beatriz Pereira, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.

Judite Maria Zamith Cruz, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação. Braga, Portugal.

Referências

Aguiar, W.M.J.; Ozella, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, v.26, n.2, p.222-245, 2006.

Amado, J.S.; Freire, I.P. Indisciplina e violência na escola: compreender para prevenir. Porto: Edições ASA, 2002.

Atlas, R.S.; Pepler, D.J. Observations of bullying in the classroom. The Journal of Educational Research, v.92, n.2, p.86-99, 2001.

Baldry, A.C.; Farrington, D.P. Bullies e delinquentes: características pessoais e estilos parentais. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 34, p.195-221, 2000.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.

Carvalho, M.J. Jovens, espaços, trajectórias e delinquências. Sociologia, Problemas e Práticas, n.49, p.71-93, 2005.

Carvalhosa, S.F., Moleiro, C.; Sales, C. Violence in Portuguese schools. International Journal of Violence and Schools, v.9, p.57-78, 2009.

Farrington, D.P. Developmental and life-course criminology: Key theoretical and empirical issues. Criminology, v.41, n.2, p.221-225, 2003.

Farrington, D.P. Early identification and preventive intervention: How effective is this strategy? Criminology and Public Policy, v.4, n.2, p.237-48, 2005.

Fonseca, A.C. Comportamento anti-social e crime: da infância à idade adulta. Coimbra: Almedina, 2004.

Genta, M.L. et al. Bullies and victims in schools in central and southern Italy. European Journal of Psychology of Education, v.11, n.1, p.97-110, 1996.

Gottfredson, G. D. et al. School climate predictors of school disorder: Results from a national study of delinquency prevention in schools. Journal of Research in Crime and Delinquency, v.42, n.4, p.412-44, 2005.

Guerra, I. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Estoril: Principia, 2006.

Leal, R. An enquiry into socialization processes in the young child. London: University, 1975.

Luria, A.R. Language and cognition. New York: Wiley, 1981.

Luria, A.R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. 3.ed. São Paulo: Icone, 2002.

Marques, A.R.; Neto, C.; Pereira, B.O. Changes in school playground to reduce aggressive behavior. In: M. Martinez (Ed.). Prevention and control of aggression and the impact on its victims. New York: Kluwer Academic, p.137-145, 2001.

Marques, A.R. Jogo de luta ou luta a sério? Como distinguir para decidir? Cadernos da Infância, n.90, p.24-30, 2010.

Morgado, A.; Vale-Dias, M.L. Comportamento antissocial na adolescência: o papel de características individuais num fenómeno social. Psicologia, Saúde e Doenças, v.17, n.1, p.15-22, 2016.

Negreiros, J. Delinquências juvenis: trajectórias, intervenção e prevenção. Porto: Livpsic, 2008.

Olweus, D. Bullying or peer abuse at school: Facts and intervention. Psychological Science, v.4, n.6, p.196-200, 1995.

Pereira, B. A violência na escola: formas de prevenção. In: Pereira, B.; Pinto, A. (Ed.). A escola e a criança em risco: intervir para prevenir. Porto: ASA, 2001. p.17-39.

Pereira, B.O. Para uma escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. 2.ed. Lisboa: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2008. Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas.

Pereira, B. et al. Bullying escolar: programas de intervenção preventiva. In: Gisi, M.L.; Ens, R.T. (Ed.). Bullying nas escolas: estratégias de intervenção e formação de professores. Curitiba: Unijuí, 2011. p.135-155.

Pereira, B. et al. Bullying in Portuguese schools. School Psychology International, v.25, n.2, p. 207-222, 2004.

Pereira, B. et al. Reinventar los espacios de recreo: prevenir los comportamientos agresivos. Cultura y Educación, v.14, n.3, p.297-311, 2002.

Pereira, B. et al. O bullying nas escolas portuguesas: análise das variáveis fundamentais para a identificação do problema. In: Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 2., 1996, Braga. Anais... Braga: Universidade do Minho, 1996. p.71-8.

Portugal. Despacho Normativo no 20/2012, de 25 de setembro de 2012. Estabelecer condições para a promoção do sucesso educativo de todos os alunos e, em particular, das crianças e dos jovens que se encontram em territórios marcados pela pobreza e exclusão social (Programa TEIP3). Diário da República, 3 out. 2012. 2a Série, no 192, p.33344. Disponível em: <https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/despacho_normativo_20_ 2012.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2018.

Rigby, K. Bullying in schools: And what to do about it. London: Jessica Kingsley Publishers, 1997.

Rigby, K. Consequences of bullying in schools. The Canadian Journal of Psychiatry, v.48, n.8, p.583-590, 2003.

Saraiva, A.B. O conceito de "sentido" no pensamento de Vegotskíi: implicações para o estudo do relato da história de vida de indivíduos em reclusão (Estudo Preliminar), Congresso Vegotsky Primavera, 2012, Lisboa. Anais... Lisboa, 2012. (não publicado).

Saraiva, A.B. Memórias de infância e violência escolar: estudo em contexto prisional. 2015. 243f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2015.

Saraiva, A.B. La recherche qualitative dans le contexte carcéral : Stratégies, défis et pistes d’orientation. In: Colloque Méthodes qualitatives en Sciences Sociales et Humaines: Perspectives et expériences, 2012, Ponta Delgada. Actes... Ponta Delgada: Université des Açores, 2016. p.125-130. Disponible en: <http://www.recherche-qualitative.qc.ca/documents/files/revue/ hors_serie/HS-18/rq-hs-18-saraiva.pdf>. Acès en: 17 mars. 2018.

Saraiva, A.B.; Pereira, B.; Zamith-Cruz, J. School dropout, problem behaviour and poor academic achievement: a longitudinal view of Portuguese male offenders. Emotional and Behavioural Difficultie, v.16, n.4, p.419-436, 2011a.

Saraiva, A.B.; Pereira, B.; Zamith-Cruz, J. Trajectórias, vidas e bullying escolar. In: Gonçalves Barbosa, A.; Lourenço, L.M.; Pereira, B. Bullying: conhecer e intervir. Juíz de Fora: UFJF, 2011b. p.83-92.

Saraiva, A.B.; Pereira, B.; Zamith-Cruz, J. Memórias de infância e violência escolar: estudo biográfico em contexto prisional (Estudo preliminar). In: Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais: sociedades desiguais e paradigmas em confronto, 10., 2009, Minho. Anais... Minho: Universidade do Minho, 2009, p.86-89.

Smith, P.K.; Sharp, S. School bullying: Insights and perspectives. London: Routledge, 1994.

Sung Hong, J.; Espelage, D.L. A review of research on bullying and peer victimization in school: An ecological system analysis. Agression and Violent Behavior, v.17, n.4, p.311-322, 2012.

Tremblay, R.E. et al. Early disruptive behavior, poor school achievement, delinquent behavior, and delinquent personality: Longitudinal analyses. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v.60, n.1, p.64-72, 1992.

Ttofi, M.M.; Farrington, D.P. Effectiveness of school-based programs to reduce bullying: A systematic and meta-analytic review. Journal of Experimental Criminology, v.7, n.1, p.27-56, 2011.

Vygotsky, L.S. Problems of Child (Developmental) Psychology. In: Rieber, R.W. (Ed.). The collected works. New York: Plenum Publishers, 1998. p.187-296. v.5.

Vygotsky, L.S.; Luria, A.R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

Saraiva, A. B., Pereira, B., & Zamith Cruz, J. M. (2019). Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(1), 89–107. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4245

Edição

Seção

Seção Temática: Escola: conflitos, sentimentos e alteridade