Faculdade de Educação da PUC-Campinas e a educação à distância

Autores

  • Suely Galli Soares
  • Suzy Mari Pregnolato
  • Katia Moreno Caiado
  • Maria Eugênia Castanho

Palavras-chave:

EAD educação à distância , tecnologia, aprendizagem , computadores

Resumo

A educação à distância e as indagações por ela trazidas ao sistema educacional são abordadas pelas autoras no contexto da modernidade e das novas tecnologias implicadas na relação ensino e aprendizagem. Os aspectos históricos da EAD no Brasil desencadeiam questões conceituais e metodológicas que revelam inquietação e desafios ao educador. A Lei 9394/96 (LDB) apresenta 9 artigos que possibilitam a EAD para o Brasil, apontando para a necessidade de contextualização da realidade brasileira, da introdução de computadores nas escolas e da problemática que representa seu uso. Tais reflexões têm ocupado as pautas de estudos e discussões da Faculdade de Educação da PUC-Campinas que busca avançar da posição do preconceito
para a posição de formação contextualizada do conceito da EAD, consciente dos limites e coerente com um Projeto Pedagógico comprometido socialmente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERMAN, Marshall, Tudo o que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

FONTANA, R. e CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

GUIA NETO, Walfrido S. dos M. Educação para a cidadania. Comunicação e Educação, n.3, São Paulo: USP, Moderna, p.18-25, mai./ago. 1995.

IANNI, Octávio. Teorias da globalização. Rio de Janeiro : Editora Civilização Brasileira, 1994.

JONASSEN, D. O uso das novas tecnologias na educação à distância e a aprendizagem construtivista. In: Em Aberto. Educação à

Distância. Brasília, ano 16, no. 70, abr./jun. 1996.INEP instituto Nacional de Educacionais.

NISKIER, Arnaldo, Mais perto da educação à distância. In: Em Aberto. Educação à Distância. Brasília, ano 16, nº 70, abr./jun.

INEP (Instituto Nacional de Educacionais).

McLUHAN, Marshall, A Imagem , o Som e a Fúria. Bernard Rosemberg e David Manning White (orgs.). Cultura de Massa, tradução

Downloads

Publicado

1999-11-30

Como Citar

Soares, S. G., Pregnolato, S. M., Caiado, K. M., & Castanho, M. E. (1999). Faculdade de Educação da PUC-Campinas e a educação à distância. Revista De Educação PUC-Campinas, 3(7). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/424

Edição

Seção

Artigos